André Oliveira: O Meio Ambiente não merece o ministro que tem
02/06/2020 10:59 - Atualizado em 17/06/2020 18:12
André Oliveira é servidor público municipal
André Oliveira é servidor público municipal
 
Na próxima sexta-feira, dia 5 de junho, o mundo vai lembrar mais uma vez do Dia Mundial do Meio Ambiente, criado em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante uma conferência em Estocolmo, na Suécia.
Enquanto a vida humana vai se redescobrindo em tempos de pandemia, entendendo cada vez mais o valor do meio ambiente e de como temos que o valorizar para que nossas futuras gerações possam usufruir de todos os benefícios que ele pode nos trazer, nosso país dá um péssimo exemplo de como não se deve fazer o trato com o meio ambiente e, infelizmente, não teremos nada a comemorar no próximo dia 5 de junho.
A tão falada reunião ministerial do dia 22 de abril expôs, entre outros tantos pontos que chamaram a atenção, a fala do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que em determinado momento “ensinava” seus colegas ministros sobre o que considerava ser uma oportunidade trazida pela pandemia da Covid-19, o governo deveria aproveitar o momento em que o foco da sociedade e da mídia está voltada para o vírus que mata milhares de brasileiros por dia para mudar regras que poderiam ser questionadas na Justiça. Segundo ele, aquele momento seria hora de fazer uma “baciada” de mudanças nas regras ligadas à proteção ambiental e à área de agricultura. Disse ainda que tem uma lista enorme, em todos os ministérios que têm papel regulatório para simplificar. “Não precisamos de Congresso...Onde passa boi, passa boiada”.
Para mim, que sou servidor municipal de carreira há mais de 21 anos no setor ambiental e com uma pós-graduação em gestão ambiental pela FGV, foi estarrecedor ouvir tais declarações de quem deveria defender o meio ambiente.
Os alertas de desmatamentos da floresta amazônica monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cresceram 63,75% em abril, se comparado ao mesmo mês de 2019. Ou seja, estão aproveitando sim o momento de atenções voltadas para o coronavírus para desmatar nossa floresta. Um absurdo!
Por fim, aproveito a data de 5 de junho para parabenizar quem realmente merece, que são meus colegas do Meio Ambiente do município. Apesar de não sermos uma equipe numerosa, somos uma família unida e bastante aguerrida em defesa do meio ambiente de nossa Campos dos Goytacazes.
Vamos juntos!!!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS