PF cumpre mandados judiciais em investigação sobre fake news
27/05/2020 08:25 - Atualizado em 03/06/2020 18:40
Polícia Federal
Polícia Federal / Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quarta-feira (27), ordens judiciais determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que envolvem investigações sobre fake news. Entre os alvos estão o ex-deputado federal Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang, o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP) e blogueiro Allan dos Santos. Os quatro são aliados do presidente Jair Bolsonaro.
Os policiais federais cumprem 29 mandados de busca e apreensão em endereços no Distrito Federal, Rio de Janeiro, em São Paulo, Mato Grosso, no Paraná e em Santa Catarina. As investigações são conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes.
Ao longo das investigações, laudos técnicos mostraram que um grupo produz e dissemina as notícias falsas, sempre com o mesmo padrão. Foram identificados pelo menos quatro financiadores desse grupo.
Pelo menos 12 perfis em redes sociais foram identificados nas investigações. Segundo o inquérito, eles atuam na disseminação de informações, de forma padronizada, contra ministros do tribunal.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS