São Francisco tem mais dois óbitos por Covid-19 e cinco novos casos confirmados
Mário Sérgio Junior e Ícaro Barbosa 23/05/2020 09:28 - Atualizado em 03/06/2020 18:58
O município de São Francisco de Itabapoana confirmou mais dois óbitos por Covid-19 e cinco novos casos da doença, neste sábado (23). A Prefeitura ainda não divulgou informações sobre as novas vítimas. De acordo com boletim divulgado nesta manhã, o município passa a contabilizar quatro mortes por coronavírus, 44 casos confirmados da doença, 27 descartados e 12 que aguardam resultado de exames.
Dos casos confirmados, 35 receberam alta da quarentena e cinco permanecem em isolamento. De acordo com a Prefeitura, os materiais para análise dos casos suspeitos de Covid-19 são encaminhados para o Laboratório Central do Rio de Janeiro (Lacen-RJ), seguindo rigorosamente os protocolos de coleta, armazenamento e envio, preconizados pelo Ministério da Saúde.
Os dois últimos óbitos do município foram nos dias 14 e 18 de maio, as confirmações do Lacen-RJ, entretanto, chegaram na noite de ontem (22) e foram divulgadas na tarde deste sábado pela assessoria de São Francisco. As vítimas fatais são dois homens, um de 68 anos e outro de 53, e duas mulheres, ambas com 95 anos. 
A Prefeitura orienta que, em caso de sintomas como febre, tosse ou dificuldade para respirar, os moradores de SFI podem entrar em contato com os telefones (22) 2789-1885, (22) 99827-3324 ou (22) 99998-7612 para receberem orientações e indicações de onde buscar atendimento.
Sala de monitoramento ameniza pandemia em SFI:
Implantada um dia após o Governo do Estado do Rio de Janeiro decretar situação de emergência, em virtude da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19), a Sala de Monitoramento Covid-19 tem desempenhado um importante papel no enfrentamento da doença em São Francisco de Itabapoana (SFI).
Segundo a prefeita de SFI, Francimara Barbosa Lemos (PSB) a decisão pela implantação da Sala de Monitoramento foi tomada com o propósito de conseguir realizar o manejo precoce dos casos suspeitos, desde o início dos primeiros sintomas:
- No trabalho de combate à Covid-19, as nossas decisões estão sendo tomadas com bases nas diretrizes técnicas fornecidas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, porém, considerando as características específicas de SFI, da nossa população e da realidade da estrutura da rede pública de saúde. Desde o início da pandemia percebemos a dificuldade que o Estado e os municípios estavam tendo para montar e manter leitos de UTI, devido à falta de respiradores e profissionais capacitados, por isso, entendemos que era fundamental investir na prevenção e identificação precoce dos casos suspeitos, para que o tratamento iniciasse no começo dos sintomas, por meio do sistema de telemedicina - contou Francimara Barbosa Lemos.
A Sala de Monitoramento está instalada em um espaço cedido no prédio da Prefeitura de SFI e conta com uma equipe formada por assistente social, médico, enfermeiro e servidor para apoio administrativo, que atende de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, através dos telefones (22) 2789-1885, (22) 9.9827-3324 e (22) 9.9998-7612.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS