Consagração de São João da Barra a Padroeira do Brasil adiada para 2021
20/05/2020 12:02 - Atualizado em 03/06/2020 18:31
São João da Barra
São João da Barra / Divulgação
A Diocese de Campos adiou para 2021 a solenidade de consagração do município de São João da Barra a Nossa Senhora Aparecida, que seria realizada nesta quarta feira (20). O município tem registrado aumento dos casos de infectados pela Covid-19 e a prefeita Carla Machado decretou lockdown. Diante disso, o bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, decidiu que as cerimônias e solenidades serão transferidas para 2021.
— Pelas condições atuais não temos possibilidades de realizar este ato de consagração e de fé e de entrega religiosa. Resolvemos transferir para o ano que vem como um fato relevante dentro da nossa historia, rumo ao centenário da Diocese de Campos, e São João da Barra com sua tradição contribui para nossa história — informou Dom Roberto Francisco.
A prefeita Carla Machado falou sobre a honraria. "Para a comunidade católica de São João da Barra é um orgulho ter nosso município consagrado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Nosso pedido é sempre para que Nossa Senhora interceda por nós junto a Jesus Cristo e proteja o nosso povo", disse.
O presidente do Legislativo, Aluízio Siqueira, destacou que a consagração vem somar as tradições da cultura da cidade e ressaltou que o município é o último a receber as águas do Paraíba do Sul, onde a imagem foi encontrada.
Histórias de Fé
São João da Barra reúne histórias de devoção e de milagres alcançados por intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Marlene Amaral fala da devoção à santa e destaca a importância da consagração da cidade a Padroeira do Brasil. "Para mim como devota é muito importante saber que a minha cidade, São João da Barra, ser consagrada a essa mãe e intercessora. Tudo o que peço com fé, sou atendida. Meu neto, Gabriel Batista, é atleta e todas as vezes que ele sai para representar o Brasil é a ela que eu peço", disse.
Moradora em Degredo, Flávia Batista cultiva a devoção desde criança e confia à Padroeira do Brasil seus pedidos e sempre é atendida. Flávia ressalta que a consagração vai ajudar a aumentar a fé e devoção "Desde pequena cresci amando e venerando Nossa Senhora Aparecida. Tem muitas pessoas que não acreditam, mas eu creio tanto no seu amor, na sua graça e na sua força, que tudo que até hoje eu pedi, fui atendida. Essa consagração de Nossa Senhora Aparecida a nossa cidade será muito importante para aumentar mais ainda a fé e devoção que nosso povo sanjoanense tem por nossa mãe", comentou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS