Baixo índice de doação preocupa Hemocentro do Hospital Ferreira Machado
Ícaro Abreu Barbosa 29/05/2020 17:17 - Atualizado em 29/05/2020 17:33
Genilson Pessanha
O estoque do Hemocentro Regional, localizado no Hospital Ferreira Machado, em Campos, é crítico. Com a pandemia do coronavírus, houve uma grande diminuição na arrecadação de bolsas de sangue; se a situação antes já não era favorável, hoje está ficando insustentável. “Estamos atravessando um período bem crítico. Pouquíssimos doadores comparecem ao Hemocentro”, lamentou Cristiane de Barros, assistente social do lugar, destacando a urgência por doações do tipo O negativo.
Cristiane diz que a necessidade diária é de 70 bolsas; mas nem metade desse número chega ao hemocentro, cerca de 15, apenas, são doadas diariamente. Com a queda vertiginosa de doações no hemocentro, a Unidade de Coleta Móvel (UCM), que sai duas vezes na semana coletando algumas bolsas em condôminos da cidade, tem sido de vital importância para o Hemocentro.
- Nós estamos fazendo um trabalho em condomínios do município e temos tido uma boa aceitação por parte da comunidade, de uma forma geral. Os síndicos têm nos ligados, nos agendamos dia de terça e quinta, e feito a campanha dentro do próprio condomínio. Nós vamos até o local e as pessoas vão doar – explicou Rosângela Soares, também assistente social do Hemocentro.
Ela também destacou que os doadores precisam comparecer na UCM com máscara e álcool em gel, sempre respeitando as normas para evitar aglomeração. Nos condomínios agendados, sempre às terças e quintas-feiras, a unidade móvel permanece das 8h às 15h. Já no Hemocentro, o horário de funcionamento permanece das 7h às 18h, de segunda a segunda, incluindo feriados.
Para doar, é preciso cumprir com os seguintes requisitos: estar alimentado; evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecederem a doação de sangue; caso seja após o almoço, aguardar 2 horas; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; pessoas entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos; respeitar a frequência máxima de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres, respeitar o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra, de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Estão temporariamente impedidos aqueles com gripes, resfriados ou febre, até que se completem 7 dias do desaparecimento dos sintomas; período gestacional; período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana; amamentação: até 12 meses após o parto; ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação); extração dentária: 72 horas; apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses; colecistectómica, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectómica, colostomia: 6 meses; aqueles que fizeram transfusão de sangue durante 1 ano; recém vacinados: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina; exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses; ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS