Número de homicídios em Campos, no mês de abril, tem queda de 42,9%
Ícaro Abreu Barbosa - Atualizado em 28/05/2020 15:55
A pandemia do Covid-19 não afeta apenas a saúde pública, ela interfere todas as esferas da sociedade. O mês de abril, no isolamento social, jogou para baixo estatísticas de crimes em Campos, principalmente de homicídios dolosos. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), Campos registrou no último mês de abril apenas oito assassinatos, seis a menos que o mesmo período em 2019, que registrou 14 mortes. Uma redução de 42,9%. Se comparado os quatro primeiros meses de 2020 com o mesmo período de 2019, a redução de homicídios é de 13,2%. No entanto, essa realidade pode não estar refletida em outros crimes, já que as delegacias só estão abertas para ocorrências em flagrante delito. Em 2016, ano considerado como o mais violento em Campos, o município chegou a ficar com o posto de 19ª entre as cidades mais violentas do mundo - números que vêm declinando nos últimos três anos.
O 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que abrange Campos, São Fidélis, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, divulgou diversas quedas nos índices de criminalidade de abril: menos 44% nos homicídios, menos 95% nos roubos de rua, menos 93% nos roubos de veículo, menos 100% nos roubos de carga, menos 73% nas tentativas de homicídio, menos 100% nos roubos a coletivos, menos 58% em roubos a residências, menos 65% nos estupros e menos 88% à estabelecimentos comerciais.
— Nós tivemos quase todos, porque eu não identifiquei nenhum que não tenha ocorrido redução, mas os maiores, que monitoramos por termos como meta da corporação, tiveram uma redução muito significativa. O homicídio foi o que teve menor índice de redução, 44% comparado com abril do ano passado — comentou o comandante do 8º BPM, o tenente-coronel Luiz Henrique Barbosa.
Ele ainda destaca as posições elevadas do Batalhão nas estatísticas do Estado: com 173 prisões, primeiro lugar no Estado; 81 apreensões de drogas, segundo lugar; 27 apreensões de menores e 62 armas de fogo apreendidas.
Uma redução tão drástica ao longo do primeiro mês contínuo de quarentena não poderia ser apenas coincidência, ao menos na visão do delegado titular da 134ª Delegacia de Polícia (Centro), Bruno Cleuder. Segundo o ISP, a 134ª DP registrou cinco ocorrências de homicídios dolosos em abril deste ano. Mesmo número de registro de abril de 2019. Já nos quatro primeiros meses deste ano, foram feitas 20 ocorrências de assassinatos, duas a menos que o mesmo período de 2019.
— A Polícia Militar divulgou alguns dados de criminalidade aqui em Campos, na região do 8ºBPM, só que essas informações não são fidedignas. As delegacias não estão fazendo registros de casos que não são urgentes, não são flagrantes de delitos, não são mortes, não são remoção de cadáver. Acho que os números divulgados são totalmente falsos, não refletem a realidade, a cifra negra está enorme durante esse período pois as pessoas não têm como registrar — disse o delegado.
Segundo Cleuder, no entanto, é possível afirmar que houve diminuição, comparado ao ano passado, nos casos de homicídio. "Os demais diminuíram porque não está havendo registro, temos que esperar os feitos online chegarem e também aguardar para ver se daqui há um ou dois meses as pessoas irão registrar crimes ocorridos nesse período", explica o delegado.
Em resposta, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar Coordenadoria de Comunicação Social (CComSoc), informou em nota:
- A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, seguindo diretriz do Comando da Corporação, o 8º BPM (Campos dos Goytacazes) planeja suas estratégias e ações com base em dados oficiais emitidos pelo Instituto de Segurança Pública. Assim como aconteceu em todo o estado, os indicadores criminais estratégicos referentes ao mês de abril registraram reduções expressivas na AISP 8 (Área Integrada de Segurança Pública), centralizada no município - ressaltando: "A maioria desses indicadores mais impactantes para a sociedade – crimes violentos letais intencionais (homicídios, entre outros), roubo de veículos e roubo de carga – não sofre contaminação de uma possível subnotificação de registros em função do período de quarentena iniciado no último dia 13 de março."
Já Pedro Emílio Braga, delegado titular da 146ª DP (Guarus), acredita que outros tipos de crimes, especialmente roubos a domicílios, reflitam um número honesto de diminuição (-58% pelas estatísticas do 8º BPM), principalmente pela diminuição do fluxo de pessoas nas ruas devido às medidas de isolamento social. Conforme dados do ISP, a 146ª DP registrou três homicídios em abril deste ano e nove em abril do ano passado. Entre janeiro e abril de 2020 foram contabilizados 26 registros, cinco a menos que os quatro primeiros meses de 2019.
— Não há ainda estudos detalhados a ponto de analisar as diversas modalidades criminosas, mas podemos falar numa redução de delitos patrimoniais e manutenção na atuação de organizações narcotraficantes e outros delitos decorrentes dessa atividade, como homicídio e porte irregular de arma de fogo, por exemplo — pondera Pedro Emílio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS