FUP denuncia subnotificação de casos de coronavírus e Petrobras nega
Aldir Sales 19/05/2020 17:58 - Atualizado em 17/06/2020 18:22
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) acusou a Petrobras de “maquiar” os números de trabalhadores da indústria do petróleo e gás com diagnóstico positivo para coronavírus. Segundo o Ministério de Minas e Energia, 573 funcionários da estatal foram infectados, sendo 243 em quarentena e 330 recuperados. A empresa nega que haja subnotificação, que tem feito testes para doença, além da distribuição de equipamentos de segurança.
De acordo com a FUP, “na mesma semana em que o preço das ações da Petrobras caiu na bolsa de valores de Nova York (EUA), após a divulgação de que mais de 800 petroleiros estavam infectados pelo novo coronavírus, a estatal alterou a forma de divulgação do número oficial de trabalhadores e trabalhadoras vítimas da doença em suas unidades e o número caiu pela metade entre os dias 5 e 11 de maio.
Coordenador-geral da FUP, o campista José Maria Rangel disse que a estatal teria deixado de contabilizar os trabalhadores de empresas terceirizadas. “Nos dois primeiros boletins semanais divulgados não foram contabilizados os terceirizados. Eles incluíram no terceiro boletim e voltaram a deixar esses trabalhadores de fora no quarto boletim”.
Em nota, a Petrobras informou que realiza testes frequentes nos trabalhadores. “Não há subnotificação. Pelo contrário, a Petrobras tem índice de testagem maior que os países mais afetados pela pandemia. E é uma das primeiras empresas brasileiras a realizar esse procedimento em larga escala. Temos nos escritórios apenas 10% do efetivo e 50% nas operações – combinados com rigorosa higienização das instalações, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), a seleção, testagem e a quarentena de casos suspeitos”.
Ainda na nota, a empresa explicou que não possui todas as informações sobre funcionários terceirizados, mas que fiscaliza as contratadas. “A diferença no número de casos a partir de 11/05 decorre da mudança do universo considerado. No último boletim do MME, conforme sinalizado, o número de 243 casos confirmados vigentes (ainda em quarentena) refere-se ao universo de 46.416 empregados próprios, isto é, aqueles que mantêm relação de emprego com a companhia”, e concluiu:
“A companhia reporta somente dados de empregados porque somente em relação a estes a Petrobras detém acesso a todas as informações necessárias. Em relação aos profissionais terceirizados, a Petrobras acompanha e fiscaliza as medidas tomadas pelas empresas contratadas, papel que vem exercendo com diligência nas medidas preventivas contra a Covid-19. A companhia reforça que as medidas preventivas adotadas em suas unidades – entre elas monitoramento da saúde antes do embarque ou início do turno; canais de comunicação e orientação para colaboradores; testagem de colaboradores com suspeita ou para triagem – são extensivas aos colaboradores terceirizados com a finalidade de reduzir a propagação do vírus em nossas unidades”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS