Cerca de 45 mil empregos ameaçados por cortes da Petrobras, diz consultoria
12/05/2020 19:44 - Atualizado em 19/05/2020 19:14
Divulgação
A consultoria BrainMarket divulgou um estudo que concluiu que aproximadamente 45 mil empregos ligados a contratos de empresas terceirizadas da Petrobras estão em risco com o contingenciamento de gastos da estatal devido à pandemia de coronavírus e crise no preço internacional do petróleo.
De acordo com a consultoria, cerca de 300 prestadoras de serviços de manutenção temem não conseguir manter os empregos ligados a contratos que somam R$ 6 bilhões, uma vez que a empresa sinalizou que pretende rever os acordos.
A Petrobras reduziu a produção de petróleo em 200 mil barris por dia e paralisou as atividades de sete plataformas apenas na Bacia de Campos como parte do contingenciamento.
— Até o momento a Petrobras apenas formalizou para cada contratada que a pandemia é um caso fortuito de força maior, e que estes impactos financeiros deverão ser suportados por cada uma das partes. As empresas não sabem o que fazer. Corremos o risco iminente de uma demissão em massa — diz Eduardo Aragon, diretor da BrainMarket, que completou:
— Nenhum órgão público sinalizou com alguma ajuda ao setor, que está buscando diálogo com a Petrobras. As demissões já começaram. Cada empresa está demitindo naqueles contratos que acha que não vão ser renovados. Essa insegurança é o que mata os empresários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS