Demências podem triplicar até 2050
Helô Landim
 
A demência é uma síndrome - geralmente de natureza crônica ou progressiva - na qual há deterioração da função cognitiva (ou seja, a capacidade de processar o pensamento) além do que se pode esperar do envelhecimento normal. Afeta a memória, o pensamento, a orientação, a compreensão, o cálculo, a capacidade de aprendizado, a linguagem e o julgamento.A demência resulta de uma variedade de doenças e lesões que afetam o cérebro, como doença de Alzheimer ou derrame.

Atualmente, o número de pessoas vivendo com demência em todo o mundo é estimado em cerca de 50 milhões. Espera-se que esse número triplique até 2050. A demência pode ser avassaladora, não apenas para as pessoas que a possuem, mas também para seus cuidadores e famílias. É necessário um melhor entendimento da demência em todos os países, para ajudar a quebrar o estigma e os mal-entendidos que ainda são comuns e, para muitas pessoas, impedir o diagnóstico e os cuidados.
A demência não é uma parte normal do envelhecimento Embora a demência afete principalmente pessoas idosas, não é uma parte normal do envelhecimento. É causada por uma variedade de doenças cerebrais que afetam a memória, o pensamento, o comportamento e a capacidade de realizar atividades diárias.
Fonte: OMS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]