Por que motivo usar o TrainingPeaks?
13/05/2020 16:36 - Atualizado em 13/05/2020 17:36
Esse texto tem como objetivo tentar responder uma pergunta básica, mas que por vezes fica sem resposta: por que usar o TrainingPeaks? Muitos atletas me questionam: “Por que usar o TrainingPeaks se eu já uso o Strava, se eu já uso o Garmin?” Muitos treinadores me perguntam ainda: “Por que usar o TrainingPeaks se eu já tenho minhas planilhas de Excel, se eu já uso outra plataforma para enviar meus treinos?"
Tanto para o atleta quanto para o treinador, o TrainingPeaks é uma plataforma que vai além de todas as outras. Mas além em que sentido?
Para os atletas, o TrainingPeaks vai oferecer uma possibilidade muito maior de se organizar e gerenciar todas as informações atreladas ao seu treinamento. O TrainingPeaks possibilita, uma vez que o atleta tenha uma conta premium, gerenciar a sua performance, modular o seu condicionamento para uma determinada prova, determinar o frescor com que vai chegar para competir e assim poder realizar a atividade. O dispositivo dá também a possibilidade de organizar as informações por meio de várias métricas para que o atleta conheça a carga e a intensidade de cada um dos seus treinos. Traz ainda a oportunidade de organizar seu projeto de médio e/ou longo prazo.
Por meio do plano anual do treinamento e de uma série de gráficos do painel de controle do TrainingPeaks, o atleta pode controlar e ter as suas perguntas respondidas além de solucionar muitas das dúvidas como: “Qual meu FTP? Quanto eu venho treinando? Qual a carga dos treinos?”
Para aquele atleta que já deseja um pouco mais, que tem a vontade de se organizar melhor, que tem como meta grandes desafios, o TrainingPeaks é a opção mais indicada.
Já para o treinador, além de tudo o que foi enumerado até aqui, há também a possibilidade de oferecer para o atleta o controle, a resposta para suas perguntas, o planejamento em longo prazo, as métricas para o atleta poder entender a carga e a intensidade de cada uma das sessões.
O TrainingPeaks vai oferecer várias ferramentas para economizar tempo, para o treinador ser mais eficiente no seu trabalho, para se organizar, organizar os atletas por meio de bibliotecas de alunos, organizar suas sessões chaves de treinos em uma biblioteca de treinos.
Há também a oportunidade de o profissional começar a criar planos de treinamento. Por exemplo, dá para elaborar o planejamento daquele formato que deu certo para um Ironman, um Meio Ironman, um Olímpico, para um Short Triatlo, para uma Pré-Temporada. É possível desenvolver planos de treinos dinâmicos para grupos em que o treinador, de forma eficaz, pode corrigir e alterar o caminho para cada um dos seus atletas. O dispositivo vai trazer ainda a possibilidade de construir o planejamento macro para cada um dos atletas.
O TrainingPeaks é realmente uma ferramenta sensacional para todos os atletas e treinadores. Eu comecei a trabalhar com TrainingPeaks em 2014 e, no final do mesmo ano, rapidamente percebi a “Ferrari” que eu tinha na mão e o pouco conhecimento que tinha sobre como pilotá-la. Então, parti para os EUA e estive presente no primeiro curso de formação da plataforma. Cabe destacar aqui que este não é um curso voltado para uma metodologia de treinamento. O TrainingPeaks acredita que o treinamento é ciência e arte. Então ele oferece uma plataforma, um caminho para que atletas e treinadores possam explorar da ciência e colocar a sua arte, da sua forma.
Existem várias ferramentas que podem ser customizadas de acordo com discernimento de cada profissional. O TrainingPeaks não vai entrar no caminho da sua arte, ele vai oferecer as ferramentas para que sua arte brilhe ainda mais.
Uma coisa (entre muitas outras) que me capturou rapidamente na plataforma, foi o entendimento do que ela oferece. E o que ela oferece? A plataforma TrainingPeaks é a intermediária entre aquele que possui uma prática deliberada e alguém que detém a arte dessa prática deliberada. Na busca por aprendizado, a plataforma é a ponte, o caminho entre o aprendiz e o instrutor. O TrainingPeaks acredita em um caminho para a evolução que passa por quatro etapas:
Meta específica (objetivo claro);
Busca por orientação (mentor);
Realização do proposto pelo mentor;
Retorno imediato do que foi realizado.
Esse ciclo, quando repetido, faz com que a pessoa avance do iniciante ao expert. O TrainingPeaks abre realmente uma nova possibilidade de elevar o seu jogo como atleta e também como treinador!
Por Marcos Hallack, Diretor técnico SaúdePerformance e Educador de Treinadores TrainingPeaks
Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]