Cultura de Porciúncula-RJ se Reinventa
26/05/2020 21:15 - Atualizado em 26/05/2020 21:17
BNB com Rosimere Ferreira
 A equipe da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer está trabalhando internamente a fim de manter a cultura viva mesmo durante a pandemia do coronavírus.
Os atores culturais estão produzindo lives semanais, com momentos de cultura, esporte e lazer.
Parte da equipe está encarregada de reorganizar o Arquivo Histórico Municipal. Neste passeio pelos documentos e registros do município, a bibliotecária Joseana Deschamps tem revisto alguns eventos importantes que aconteceram no município e marcaram a história de Porciúncula, como a Festa Italiana, que aconteceu no distrito de Santa Clara nos dias 1 e 2 de outubro no ano de 2011.
A festa foi realizada pela Prefeitura de Porciúncula, Secretaria de Cultura e a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santa Clara (ADESC). “Essa festa foi idealizada devido à importância das famílias que vieram da Itália e chegaram ao Porto do Rio de Janeiro entre 1896 e 1898 e logo instalaram-se na região fria do noroeste fluminense.
Elas formaram uma importante comunidade, construindo uma história em terra estranha e uma descendência marcadas por tradições familiares e o amor por duas pátrias – Itália e Brasil”, relembra Joseana.
A secretária de Cultura e Turismo destaca a importância do resgate histórico. “Este trabalho tem como princípio básico resgatar a memória de nosso povo e oferecer meios para que todos conheçam e valorizem os aspectos históricos do município”, explica Marilda Prevatto.
A nova secretária municipal também está aproveitando o momento de distanciamento social para reorganizar a estrutura do Centro Cultural e realizar faxinas e manutenção de aparelhos e do prédio histórico da Estação Ferroviária, onde funciona a Secretaria.
“Estamos com funcionários em escalas de trabalho para evitar aglomeração e a biblioteca está fechada ao público, mas não estamos parados. Além do trabalho interno, designamos funcionários para a Secretaria de Obras e também para atendimento ao Auxílio Emergencial”, conta a secretária.
 A Casa do Artesão continua funcionando (dentro das regras de prevenção ao vírus) cheia de belas peças artesanais exclusivas de utilidades, presentes e decoração.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]