90% dos Vinhos do Brasil são Produzidos no Rio Grande do Sul
COLUNA DE VINHOS
JOÃO RICARDO RODRIGUES
O Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 90 % da produção de vinhos do país e se tornou um grande celeiro da vitivinicultura com cultivo de videiras e elaboração de vinhos em todas as suas regiões e cada uma tem apresentado características especificas que se expressam em seus vinhos, o que chamamos de terroir, uma palavra francesa sem tradução em nenhum outro idioma. Falar de terroir é abordar um conjunto de fatores como topografia, geologia, pedologia, drenagem, clima, microclima, castas, intervenção humana, cultura, história e tradição.
Um vinho de terroir, é aquele que consegue expressar fielmente o que de melhor uma determinada região vinícola é capaz de produzir.

Hoje voltamos ao Terroir Missioneiro para visitar uma vinícola que vem se destacando na elaboração de vinhos de finos de alta qualidade.

A Vinícola

A história da Malgarim Vinhos teve seu início no ano de 1870 com Dom Augusto Malgarim na região da Quarta Colônia do Rio Grande do Sul, que foi o quarto centro de colonização italiana localizado na região central da então Província do Rio Grande do Sul e o primeiro fora da atual Serra Gaúcha.

Através dos anos e uma longa busca pelo solo ideal para o cultivo de videiras, foi na região das Missões após avaliações do local  para o início do plantio, que a família Malgarim encontrou um modo de resgatar suas origens e produzir um vinho em que expressa-se as características de um terroir único e de muita qualidade.

O cultivo das uvas teve seu início no ano de 2001, na Quinta do Sino localizada no município de São Borja, Rio Grande do Sul.

Depois de todo estudo de solo realizado na região dos povos Jesuítas, constatou-se que aquela terra era exatamente o que a família estava procurando para o cultivo das videiras, pois era fértil e com a temperatura ideal para a produção das uvas.

A partir de então os trabalhos começaram a ser embasados em uma assessoria especializada, tudo para que São Borja entrasse de vez na rota dos vinhos finos do estado do Rio Grande do Sul dentro de alguns anos.

Deste então a Malgarim Vinhos vem investindo em tecnologia para produzir um vinho diferenciado, por isso uma das opções escolhidas foi a produção de um vinho típico de Boutique, para que cada rótulo e garrafa levasse até seus apreciadores a história das missões gaúchas.





Vinícola Malgarim – Terroir Missioneiro



A Vinícola Malgarim cultiva as cepas tintas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Tempranillo e as brancas Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc, das quais elabora vinhos finos varietais e de corte.

Através de agendamento é possível visitar a vinícola bem como realizar degustações.

BR 472, ha 7 km do trevo de São Borja em direção a Itaqui
São Borja - RS
Fones: (55) 9701.8985 | 9927.9865

Fotos e informações obtidas no site da Vinícola Malgarim: malgarimvinhos.com.br/



A uva

A uva Tempranillo (outros nomes, Aragonez, Tinta Roriz, Tinta del País ...) é uma casta, oriunda da Península Ibérica, especificamente do norte da Espanha, onde sua presença é predominante e da qual se tornou a uva nobre, seu nome vem da palavra espanhola “temprano”, que significa “cedo”, e faz referência ao seu amadurecimento precoce, pois normalmente é uma das primeiras a ser colhida, uma faceta que a torna versátil e apta para ser cultivada em climas diferenciados.

Seus vinhos, geralmente, são ricos e mesclam elegância com robustez; evidenciam a presença marcante de frutas vermelhas e sabor picante; são aromáticos, bem estruturados e desenvolvem complexidade com a idade e com o amadurecimento em barricas de carvalho.

A Tempranillo é versátil e como grande parte das uvas tintas ela pode ser vinificada sozinha ou em corte, resultando em vinhos mais redondos, aveludados e complexos. Sua harmonização vem de encaixe perfeito com carnes defumadas ou grelhadas, queijos, massas e pratos da cozinha de regionais.

No Brasil, a uva Tempranillo vem sendo plantada na região de Campanha, na Serra do Sudeste e na Região da Missões no Rio Grande do Sul, onde já podemos encontrar exemplares que surpreendem aos mais exigentes paladares.





O Vinho

Tempranillo Reserva Especial, safra 2013.

Visual: cor rubi com halos granadas e muito límpido

Aroma: aromas de frutas vermelhas maduras, groselha, florais, chocolate e notas terrosas;

Paladar: taninos macios, acidez discreta, corpo médio para encorpado com um final persistente e agradável.

Amadurecimento: barricas novas de carvalho francês durante 8 meses;

Temperatura de Consumo: entre 15 °C e 18 °C;

Teor Alcoólico: 13,3%.

Um baita vinho que expressa todo o potencial do Terroir Missioneiro, dessa primeira safra foram elaboradas somente 400 garrafas, tornando-o único e com certeza, um marco na vitivinicultura da Região Missioneira.






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]