Um Drible na Carência de Mão de Obra
BNB EXCLUSIVA
Por Cláudia Argento
EEA firma parceria com IAB-RJ para driblar a carência de mão de obra

Na busca por soluções para suprir a carência de mão de obra especializada, na área de arquitetura, devido ao impedimento temporário da realização de concursos públicos, o IEEA estabeleceu parceria com o Departamento do Rio de Janeiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB-RJ, para fornecimento de mão de obra voluntária e temporária.

O IAB possui um Programa de Voluntariado que consiste na analise e avaliação de currículos de estudantes e profissionais de arquitetura que disponham de tempo para realização de atividades na área. Segundo o IAB-RJ o objetivo do Programa é colaborar com a formação e experiência dos interessados.

Segundo Guilherme Fonseca presidente do IEEA a parceria é uma forma criativa de se combater os problemas decorrentes da falta de mão de obra.
 
 
Afonso André de Mello, Guilherme Fonseca e Claudio Crispim
Afonso André de Mello, Guilherme Fonseca e Claudio Crispim / Cláudia Argento

- Antes da crise instalada pelo novo coronavírus, havíamos alertado quanto a crescente demanda dos órgãos estaduais por engenheiros e arquitetos. Chegamos a propor a realização de um concurso para preenchimento da vacância ocasionada principalmente por aposentadorias. No entanto, o momento prevê restrições legais para realizarmos qualquer tipo de contratação. A parceria com o IAB veio de encontro aos nossos anseios. – explica Guilherme.

Como o IEEA é o órgão detentor das carreiras de engenharia e arquitetura e cabe a Autarquia a distribuição otimizada desses profissionais, pelos diversos órgãos do Estado, os voluntários serão distribuídos conforme a necessidade de cada instituição solicitante, sob supervisão do IEEA.

O Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições não prevê custos para as partes. As regras de implantação serão definidas nos próximos dias. A Secretaria de Infraestrutura e Obras – SEINFRA e a Empresa de Obras Públicas - EMOP já encaminharam o quantitativo de voluntários que serão necessários para atender aos seus programas.




Ascom/IEEA
(21) 97037-7709 (Claudia Argento)
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]