A Lendária Casa Valduga
11/05/2020 11:34 - Atualizado em 11/05/2020 11:37
COLUNA DE VINHOS
Por JOÃO RICARDO RODRIGUES
A melhor maneira de aprendermos sobre vinhos é conhecendo as uvas, suas origens e a história das vinícolas, pois através desses conhecimentos entenderemos o porquê de o vinho ser uma bebida tão especial!!!
Boa leitura, Carpe Diem!!!
A uva
A casta Arinarnoa de origem francesa começa a ocupar um lugar de destaque na vitivinicultura do Brasil e já possui uma razoável área de cultivo em diversas áreas já consagradas na viticultura brasileira como na Serra Gaúcha, na Campanha e na Serra do Sudeste.
A Arinarnoa é uma uva hibrida concebida entre o cruzamento em laboratório da Tannat e Cabernet Sauvignon produzida por Pierre Marcel Durquéty no ano de 1956 em Bordeaux, na França, Pierre também é o pai de outra uva conhecida por aqui a Egiodola, que tem se destacado nos vinhos da vinícolaPizzato,
Saindo da França, hectares de vinhas plantadas dessa casta também são vistos na Espanha, no Uruguai e no Brasil.
As uvas têm cascas grossas que concentram compostos fenólicos e de cor, gerando vinhos estruturados com taninos firmes e com cor profunda, e há possibilidades de encontrar e aromas vegetais.
A Vinícola
A história da Casa Valduga começa em 1875, com a chegada da família Valduga ao Brasil. Vindos da cidade de Rovereto, ao norte da Itália, os imigrantes trouxeram na mala a paixão pelo vinho e o desejo de prosperar. Foi assim que cultivaram os primeiros parreirais no coração do que hoje é o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, região Sul do país.
Mais de um século e quatro gerações depois, o sonho de construir uma vinícola referência no Brasil é uma realidade. Com a ajuda dos filhos, o casal Luiz e Maria Valduga aliou tradição e tecnologia para modernizar a elaboração de vinhos finos. E o resultado não poderia ser outro: a Casa Valduga hoje se consolida entre as marcas líderes do Brasil.
Com o tempo, o trabalho da família foi muito além da vinícola e transformou-se no Grupo Famiglia Valduga, reconhecido internacionalmente pela qualidade dos seus produtos e pelos prêmios conquistados pelo mundo. Atualmente, o Grupo é formado por 5 empresas e administrado pela família, mantendo viva a paixão pelo cultivo da uva e a dedicação em entregar sempre produtos de excelência.
 
 
 
 
Família Valduga
Além de um roteiro repleto de encantos naturais, e visitação na penumbra das caves subterrâneas, os visitantes encontram uma experiência gastronômica fascinante através do restaurante Maria Valduga que oferece pratos típicos harmonizados com os vinhos mais emblemáticos do Brasil.
 
 
Painel sobre a história da Família Valduga
Em uma atmosfera inspiradora, a Casa Valduga recebe seus visitantes com uma paisagem fascinante, emoldurada pelos vinhedos centenários de uma das vinícolas mais premiadas do Brasil.
A Pousada Casa Valduga, preocupada com as questões de sustentabilidade nas áreas ambientais, sociais e econômicas do local onde está inserida, introduziu algumas práticas em sua forma de trabalho, visando o uso racional dos recursos envolvidos.
Estas práticas são realizadas em conjunto com seus fornecedores e pensadas para bem atender seus hóspedes, além de preocupar-se com a comunidade. Dentre as práticas adotadas, podemos destacar:
Redução do consumo de energia: adoção de alternativas complementares (energia solar), sensores externos e cartões economizadores de energia;
Redução do consumo de água: conscientização quanto ao uso racional da água em torneiras e chuveiros.
Troca de roupa de cama: em caso de permanência do hóspede por várias diárias, as roupas de cama são trocadas a cada 03 dias. Se o hóspede solicitar, as roupas de cama permanecem sendo trocadas diariamente.
Troca de toalhas: da mesma forma que as roupas de cama, as toalhas são trocadas a cada 03 dias, a não ser que o hóspede solicite a troca diária.
Preocupação com os insumos utilizados: todos os fornecedores apresentam alto padrão de qualidade de seus produtos.
Cultivo de hortaliças de forma orgânica: todos os temperos e saladas servidos no Restaurante Maria Valduga são cultivados no complexo, garantindo alimentos saudáveis à mesa.
Integração com a comunidade e fomento do desenvolvimento local
A Casa Valduga coopera para o desenvolvimento turístico e urbano do Vale dos Vinhedos, incentivando a cultura local e oferecendo oportunidades de emprego e crescimento para a comunidade em que está inserida.
 
 
O Vinho
Casa Valduga IdentidadeTerroi Arinarnoa, safra 2015.
Na Serra do Sudeste Gaúcho surgiram os primeiros estabelecimentos pastoris, formados por missionários e índios. Eles lutaram pela proteção da província das invasões espanholas. Para homenageá-los, o nome Identidade vem da busca por conquista e fortalecimento da identidade territorial daquela época.
Cor: Límpido e brilhante, de coloração vermelho rubi com reflexos violáceos, mostrando ainda juventude.
Aromas: complexo e generoso, com destaque para frutas negras maduras, vegetal e uma leve madeira.
Na boca: intenso com taninos marcantes, compensado a secura pela acidez bem equilibrada, bom corpo que se sustenta na boca, álcool harmonioso e com um final médio para persistente.
 
 
 
 
Um excelente vinho da Casa Valduga, além da experiencia com esta casta não tão conhecida, me surpreendeu em todos os quesitos!!!!
Passa por 8 meses em carvalho
Teor alcoólico de 13%
Harmonizacao: carnes vermelhas, queijos fortes e massas.
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]