Robson Vieira destaca produção em Campos durante a pandemia: 'O campo não para'
31/05/2020 19:13 - Atualizado em 01/06/2020 18:43
Em entrevista na primeira edição do Folha no Ar, na Folha FM 98,3, o secretário de Agricultura de Campos, Robson Correa Vieira, comentou a atuação da pasta em diferentes regiões do município para dar suporte aos pequenos produtores, que seguem atuando durante a pandemia do novo coronavírus. Para este ano, há expectativa de bons números na produção de abacaxi, sendo esperados aproximadamente 160 milhões de frutos, e de aipim, com 42 mil toneladas.
— Estamos nos precavendo, usando todos os equipamentos que a Saúde recomenda. Hoje, todo mundo tem sua internet. O homem do campo também está se prevenindo. Fizemos uma programação para pegar esse período de chuva, que foi muito bom esse ano. Em janeiro e fevereiro, choveu muito. Na época em que a gente ia começar a preparar o solo, estava chovendo muito. Brandou a chuva, nós entramos com o maquinário, com assistência para recuperar o tempo de janeiro e fevereiro que perdemos. E tem respondido muito bem — afirmou Robson. — O campo não para. A gente está preparando o solo, e o produtor, plantando. Tem muitas lavouras de quiabo lindas... De cana, de abóbora, milho, feijão. Estou muito satisfeito — pontuou.
De acordo com Robson, a pandemia não tem atrapalhado a produção. O secretário de Agricultura, contudo, ligou o alerta para possível aumento de preços nos estabelecimentos comerciais.
— Não afetou a produção no campo, está funcionando muito bem. Eu tenho visto os produtos, no final, para o consumidor, um pouco caros. Hoje, os supermercados e hortifrútis estão vendendo alguns produtos muito caros. E isso não está chegando na ponta, no produtor. Não sei se eles estão usando dessa pandemia para ganhar um dinheiro no consumidor final, mas o produtor está produzindo com o mesmo custo, o lucro dele está sendo o mesmo. Esse repasse dos produtos mais caros no supermercado, no minimercado e no comércio não está chegando ao produtor. Mas, no contexto em geral, vejo que aqui em Campos não afetou muito, não. O produtor está lá, produzindo e aproveitando este momento de chuva, de bênçãos — disse Robson.
Segundo o secretário, a partir de julho será feito um trabalho de fiscalização nas Feiras de Agricultura Familiar, com colaboração da superintendência de Postura, de forma a evitar a atuação dos chamados "atravessadores", que compram alimentos para revendê-los no local.
— Fizemos um levantamento. Existe o atravessador que vai no Mercado às 4h, compra o produto e atravessa. É injusto, a gente sabe que é injusto. Vamos fazer uma reunião agora com os feirantes e colocar, de fato, o agricultor familiar lá na feira. Vamos tirar o atravessador. Porque aquela feira foi criada para atender ao pequeno produtor. Acho injusto. Mas, sabemos quem é — enfatizou.
Pecuária — Parte do Folha no Ar foi reservada à entrevista com o subsecretário de Agricultura de Campos, Evando Ferraz, que comentou a prorrogação do prazo para vacinação contra a febre aftosa, agora até 30 de junho, devido à pandemia. A pasta calcula que cerca de 20 mil animais de pequenos produtores sejam vacinados com subsídio da Prefeitura — são considerados pequenos produtores os que têm até 70 animais. A campanha tem como um dos objetivos fortalecer a caminhada do Rio de Janeiro para se tornar Estado Livre da Aftosa Sem Vacinação, o que está previsto para acontecer em 2021.
— A conscientização regional dos produtores existe, eles têm essa leitura. Isso é muito importante, tanto economicamente, quanto na sanidade animal. 
Confira as entrevistas completas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]