Ponto Final - Saídas misteriosas
06/04/2020 23:35 - Atualizado em 07/04/2020 07:37
Saídas misteriosas
A saída de nomes do primeiro escalão do governo Rafael Diniz (Cidadania) em uma rara edição de sábado do Diário Oficial levanta especulação quanto à participação de nomes considerados do núcleo duro do governo no pleito deste ano. Foram exonerados, a pedido, o secretário e o sub adjunto de Governo, respectivamente, Alexandre Bastos e Fábio Bastos, o chefe de Gabinete do prefeito, César Tinoco, e o superintendente de Relações Governamentais, Jeovah Azevedo Neto. A data de exoneração dos quatro, a contar de 3 de abril, abre a possibilidade de, caso filiados em partidos políticos, que estejam habilitados para o pleito deste ano.
Primeiro escalão
Ninguém confirma se os quatro são pré-candidatos ou se as exonerações são apenas medidas para um rearranjo das secretarias e superintendências municipais, uma vez que até sexta outros nomes já deixaram o governo de olho na Câmara. Até agora, Rafael só definiu a substituta de Abdu Neme na Saúde, nomeando Cíntia Ferrini Freitas, e na Educação, com Luciana Eccard Rodrigues no cargo que era ocupado por Brand Arenari. Cíntia e Luciana já faziam parte da estrutura do governo, como subsecretárias das pastas que agora estão à frente.
Investimento
Depois de inaugurar o Shopping Guarus Plaza, o grupo Barcelos – proprietário da rede de supermercados SuperBom – concluiu a compra o Green Fruit da avenida 28 de Março. Os detalhes devem ser divulgados hoje, mas já se sabe que a loja ganhará a marca do SuperBom, se tornando a 14ª unidade do grupo. Em novembro do ano passado, durante os festejos de aniversário de 22 anos da rede, foi anunciado que para 2020 há previsão de instalação de mais três lojas, uma delas no bairro do IPS.
Reitoria
O professor Jefferson Manhães de Azevedo foi nomeado reitor do Instituto Federal Fluminense. O decreto presidencial que o reconduz ao cargo para um mandato de quatro anos, a partir de 07 de abril de 2020, foi publicado nesta segunda-feira, dia 06 de abril, no Diário Oficial da União. Jefferson foi reeleito com 47,37% dos votos durante eleição realizada no dia 11 de dezembro de 2019, com a participação de servidores e estudantes de todo o Instituto, ocasião em que também foram eleitos os diretores-gerais dos campi do IFF. O pleito contou, ainda, com as candidaturas dos professores Jonivan Lisbôa e Maurício Ferrarez.
Responsabilidade
Jefferson diz ter recebido a notícia de sua nomeação com alegria e senso de responsabilidade. “Essa nomeação é resultante de um tempo intenso de gestão e aprendizagem em que juntos e em diálogo permanente com nossas comunidades acadêmicas fortalecemos e ampliamos a Educação Profissional e Tecnológica pública, gratuita, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada no interior do estado do Rio de Janeiro”, destacou, acrescentando que, “com coragem, entusiasmo, firmeza de propósitos e muita esperança continuaremos, nos próximos quatro anos, democratizando oportunidades e transformando vidas”.
Critérios
Hoje é dia do Jornalista, profissional de fundamental importância, sobretudo na democracia, mas considerado uma “espécie em extinção” pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Antes fosse só isso, mas há também um histórico de ofensas e agressões desnecessárias por parte do presidente aos profissionais da imprensa. Ainda assim, ele reconheceu a importância da atividade, ao considerar como essencial em um período delicado, como este de enfrentamento ao novo coronavírus. Não há dúvida de que a informação criteriosa, bem apurada, é extremamente importante na conscientização da população.
Guerra
A Associação de Imprensa Campista (AIC) publicou uma mensagem sobre o papel dos jornalistas “neste delicado momento histórico em que vivemos”. O texto, assinado pelo presidente da AIC, Wellington Cordeiro, destaca: “Assim como os heroicos profissionais da saúde, os jornalistas estão nas frentes de batalha nesta guerra. Alguns sendo atingidos fisicamente pelo contágio, mas todos aguerridos no desempenhar de seu ofício, um serviço de utilidade pública, de grande importância para conscientizar as pessoas, visto que todos têm o direito à informação. Vamos juntos sobreviver a todas as tempestades”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS