Juristas no tabuleiro eleitoral
02/04/2020 23:13 - Atualizado em 08/05/2020 18:19
Após o racha entre o pré-candidato a prefeito Caio Vianna (PDT) e o deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD), os dois continuam travando uma batalha nos bastidores do tabuleiro eleitoral de Campos. E as pricipais peças de ambos vêm do Judiciário. Depois do juiz aposentado Pedro Henrique Alves ser aventado como primeiro nome para disputar a Prefeitura com apoio de Bacellar, Caio anunciou a filiação do desembargador aposentado José Mota Filho no PL, partido que está fechado na base de apoio do pedetista e é cotado para ser vice na chapa.
— Ele (José Mota) é uma grande referência, um grande embaixador da cidade e se essa chapa se confirmar, quem ganha é Campos. Cabe a ele a decisão — disse Caio, revelando o convite ao magistrado aposentado.
No lado do ex-aliado, o juiz aposentado Pedro Henrique Alves também ainda não bateu o martelo sobre uma eventual disputa nas urnas campistas. Porém, depois da eleição do governador e ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC), as apostas de um “outsider” parecem a bola da vez para angariar o eleitorado.
Na reta final do período de filiações partidárias, mais nomes são aventados como prefeitáveis em Campos, enquanto ainda se vive a incerteza da realização do pleito em outubro, por conta da pandemia do novo coronavírus. O calendário eleitoral, contudo, não foi modificado, por ora, e hoje a janela partidária, para vereadores que mudarão de partidos, será fechada. Amanhã é o limite para que qualquer cidadão pretenso a disputar cargo eletivo esteja regularmente registrado em um partido. Tem gente que está esperando para anunciar as mudanças até o limite, assim como tem nomes sendo lançados para tumultuar o cenário.
Ainda no grupo de Rodrigo, o pastor Éber Silva, que leva o DEM, é cotado para ser vice da chapa. Especula-se a entrada do empresário Frederico Paes nesse jogo, mas ele não foi localizado para comentar sobre o assunto.
A maioria dos vereadores da bancada de oposição na Câmara de Campos já bateu o martelo sobre seu futuro partidário. Eduardo Crespo, que era do PL, já assinou sua ficha no PSC, que tem o presidente municipal do partido, Marcelo Mérida, ainda como prefeitável. A aproximação de Crespo, contudo, parece indicar que o partido de Witzel vai caminhar com o grupo pode se aproximar do pré-candidato a prefeito Wladimir Garotinho (PSD), aliado do vereador. Cabo Alonsimar e Renatinho do Eldorado trocaram o PTC pelo Podemos, partido que também já está alinhado com o grupo do deputado federal.
Alonsimar e Renatinho chegaram a ensaiar a filiação ao Avante. No entanto, o diretório municipal do partido saiu do controle de aliados. A legenda, hoje, já abriga até nomes que estavam no primeiro escalão do governo Rafael Diniz (Cidadania), como André Oliveira, que respondia pela secretaria de Gestão Pública.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS