"Feira no Porto" terá entrega em SJB e Campos durante pandemia
09/04/2020 10:31 - Atualizado em 05/05/2020 20:36
Projeto ENTITY_quot_ENTITYFeira no PortoENTITY_quot_ENTITY faz entrega
Projeto ENTITY_quot_ENTITYFeira no PortoENTITY_quot_ENTITY faz entrega / Divulgação
O projeto “Feira no Porto”, idealizado e desenvolvido pela Porto do Açu para fomentar a agricultura familiar em São João da Barra, se adequou aos tempos de pandemia. Com as medidas de restrição de circulação necessárias para prevenir a propagação do coronavírus, os produtos que eram comercializados no empreendimento portuário pelos pequenos agricultores sanjoanenses agora poderão ser retirados semanalmente em três pontos das cidades de São João da Barra e Campos, no Norte Fluminense.
Sempre às quartas-feiras, os produtores rurais do reassentamento Vila da Terra oferecerão legumes, frutas e hortaliças aos colaboradores do Porto do Açu, que seguirão adquirindo os produtos de procedência familiar, mesmo distante do ambiente de trabalho. Em vez de comprar diretamente no Porto, como acontece há cerca de 3 anos, os produtos deverão ser encomendados previamente por telefone e retirados nos pontos e horários divulgados previamente.
A adequação também se estendeu à higienização dos produtos. Todos são embalados individualmente, e os agricultores receberam instruções para manejo antes da venda, de forma a evitar a disseminação do vírus. A preocupação dos gestores do projeto é manter a fonte de renda dos pequenos agricultores e garantir a segurança dos colaboradores em trabalho remoto. “A propagação do Covid-19 no Brasil fez com que grande parte dos serviços tenha que se adaptar à nova realidade, mesmo que de forma temporária. Com a Feira no Porto não foi diferente. Nos preocupamos em assegurar que as vendas, habituais no ambiente da empresa, fossem mantidas, de forma a garantir o sustento dos pequenos agricultores. Em paralelo, incorporamos ao modelo ajustado da feira orientações especiais de higiene para os produtores. Repassamos também aos consumidores dicas de como esterilizar frutas e vegetais antes de armazená-los em casa, com a sugestão de que sacolas sejam limpas com álcool, e alimentos lavados antes de guardados”, explica o diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações, Vinícius Patel.
O projeto “Feira no Porto”, idealizado e desenvolvido pela Porto do Açu, completará três anos em maio. Já são 260 feiras realizadas dentro do empreendimento portuário, em São João da Barra. Ao longo deste período, mais de 7 mil quilos de alimentos foram comercializados pelos feirantes.
Vila da Terra
A Vila da Terra é uma área de cerca de mil hectares, destinada a 53 famílias que foram reassentadas para a criação do Distrito Industrial de São João da Barra. O espaço foi desenvolvido de acordo com os padrões do Banco Mundial, referência internacional em reassentamento. O programa é desenvolvido pela Porto do Açu, em parceria com a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (Codin).
Os moradores do reassentamento ainda recebem apoio técnico e aprendem formas adequadas de cultivo e manejo das árvores frutíferas e nativas plantadas no local. Eles recebem instruções de como aperfeiçoar as lavouras, com técnicas simples, baratas e desenvolvidas especialmente para o tipo de solo e de água da região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS