Defesa Civil de São João da Barra segue com ações no Pontal de Atafona
Ícaro Abreu Barbosa 07/04/2020 10:40 - Atualizado em 05/05/2020 20:31
Ação da Defesa Civil de SJB
Ação da Defesa Civil de SJB / Divulgação
A Defesa Civil de São João da Barra segue monitorando o Pontal de Atafona. De acordo com o coordenador do órgão, Wellington Barreto, para amenizar os impactos do novo avanço do mar as equipes abrem valas pela manhã e fecham no início da tarde para escoar a água que se misturou com o mangue. A ação da Defesa Civil, em parceria com as secretarias de Promoção Social e Agricultura, começou na madrugada do último domingo (4), após a alta da maré alagar a rua Beira-Rio e atingir cerca de 30 residências.
— A situação do pontal é a seguinte. O mar estava de ressaca até domingo, e terminou naquele mesmo dia às 21h, de acordo com o boletim meteorológico fornecido pela Marinha do Brasil. Durante a semana nós, da Defesa Civil, estamos fazendo um paliativo até domingo, pois estamos em período de lua nova —explicou o coordenador.
Além de auxiliar no escoamento da água, as equipes também trabalham no reforço das dunas, por conta da subida da maré que ocorre de 12 em 12 horas.
— O fenômeno está sendo causado pela maré de lua nova, juntamente com a ressaca causada por um ciclone extratropical. Estamos monitorando o local e todo litoral de forma permanente e atendendo as emergências pelos telefones 199 e 2741-8370 — informou Wellington. Ele também contou que, em auxílio aos moradores da rua atingida, a Defesa Civil auxiliou no levantamento dos móveis das residências até que a situação esteja normalizada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS