Norte e Noroeste confirmam mais três casos e dois óbito por coronavírus
Camilla Silva e Paula Vigneron 09/04/2020 19:36 - Atualizado em 12/04/2020 12:34
Campos confirmou três novos casos de moradores do município com coronavírus, nesta quinta-feira (9), e o número de casos no Norte e Noroeste Fluminense subiu para 38. Além desses, uma pessoa em trânsito pela cidade testou positivo para a doença. Ao todo, 643 pessoas são acompanhadas por suspeita da doença em 16 municípios da região. Até esta quarta, eram 35 diagnósticos comprovados por exames e 624 casos suspeitos. Também nesta quinta, o município de Bom Jesus do Itabapoana informou a 1ª morte em decorrência da doença, um homem de 39 anos. Já Macaé, confirmou mais um óbito por Covid-19. 
 
Os municípios que registram pacientes contaminados pelo vírus são Macaé (16), Campos (12), São Fidélis (4), Itaperuna (3), São João da Barra (1), Porciúncula (1) e Bom Jesus do Itabapoana (1).
Os moradores de Campos que estão com o vírus são uma mulher de 33 anos que teve contato com uma médica já confirmada anteriormente, em caso de transmissão local; um técnico em enfermagem de 48 anos que trabalha no Rio de Janeiro e em Araruama, onde fez o teste, mas reside em Campos. Os dois apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar.
Além deles, o blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa, informou que um caminhoneiro de 39 anos, está em estado grave, na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC) de Campos. O paciente realizou um teste rápido e testou positivo para a doença. O blog também relata que uma médica, que trabalha em Campos e Itaperuna, fez exame confirmando a contaminação. No entanto, por residir em Itaperuna, o caso da profissional de saúde será registrado naquele município. 
“Todos os pacientes confirmados - seis homens e cinco mulheres - têm idade entre 26 e 65 anos. 20 casos suspeitos aguardam o resultado do exame pelo Laboratório Central Noel Nutels - Lacen/RJ”, informou o município de Campos em nota.
Em comunicado na noite desta quinta-feira, a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana confirmou a 1ª morte por Covid-19 no município. De acordo com informações do blog Opiniões, Farley Cursio, de 39 anos, era diabético e residia em Bom Jesus, mas trabalhava fora.
A nota da Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana informou, ainda, que o óbito aconteceu no dia 5 de abril e a coleta do material do paciente foi realizada no mesmo dia. O resultado foi liberado pelo Laboratório Central Noel Nutels - Lacen/RJ nesta quinta, testando positivo para a doença.  
A Prefeitura de Macaé informou, nesta quinta, o segundo óbito por coronavírus no município. Trata-se de um macaense, idoso, com mais de 60 anos. A primeira foi divulgado no último domingo (5) no perfil do prefeito do município Dr. Aluizio. Na ocasião, a secretaria de Saúde disse que a morte foi de um paciente também idoso, que apresentava outras comorbidades. A cidade é a única da região com óbitos confirmados por causa da doença.
Os municípios que monitoram casos suspeitos são Macaé (317), Itaperuna (137), Santo Antônio de Pádua (98), Bom Jesus de Itabapoana (29), Miracema (21), Campos (20), Carapebus (4), Laje do Muriaé (3), Porciúncula (3), Quissamã (3), Aperibé (2), São Francisco de Itabapoana (1), São Fidélis (1), Italva (1), Cambuci (1), Varre-Sai (1) e São João da Barra (1).
Ministério da Saúde e secretaria estadual apresentam novos balanços
O Brasil já contabiliza 17.857 casos confirmados e 941 mortes pelo novo coronavírus (Covid-19), segundo balanço divulgado pelo ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira (9). O resultado marca um aumento de 17% em relação a ontem, quando foram registrados 800 óbitos. De todos os estados brasileiros, apenas Tocantins não registrou vítimas fatais da doença. Em 24 horas, o país teve um acréscimo de 141 mortes e 1.930 casos confirmados de Covid-19.
O Rio de Janeiro é segundo estado com maior número de mortes registradas: 122 mortes. Ao todo, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que registra, nesta quinta, 2.216 casos confirmados. O primeiro óbito ocorrido no município de Macaé no dia apareceu no levantamento estadual, já que o órgão realizar uma contraprova do resultado apresentado pelas secretarias municipais. Até esta quarta (8), eram 1.938 casos confirmados e 106 óbitos. por coronavírus (Covid-19) no estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS