Hospital de campanha em Campos ainda não começou a ser instalado
09/04/2020 11:22 - Atualizado em 12/04/2020 10:34
Área permanece vazia
Área permanece vazia / Genilson Pessanha
O hospital estadual de campanha em Campos ainda não começou a ser instalado e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) não informa uma nova data para que a montagem tenha início, apenas diz que a instalação dura, em média, de 12 a 15 dias. A unidade será instalada na área da antiga Vasa, na avenida 28 de Março, para reforçar o combate ao coronavírus, e o início da sua montagem estava previsto para o último dia 06, porém apenas a limpeza da área foi feita até agora.
Na manhã desta quinta-feira (09), o cenário no terreno da antiga Vasa era o mesmo desde a última segunda-feira (06). O local está limpo, porém sem nenhum vestígio de início de instalação do hospital de campanha. A equipe de reportagem enviou um e-mail para a assessoria de imprensa da SES para saber quando a unidade começará a ser instalada, de fato. Em nota, a pasta apenas se limitou a informar que "A SES informa que as montagens estão com os prazos mantidos. Informa ainda que a montagem dura, em média, de 12 a 15 dias. Após isso, cada unidade será equipada para atender a população. Ao todo, serão 1.900 leitos espalhados por diversas regiões do estado. Além desses leitos, a secretaria já inaugurou, nos últimos 40 dias, outros 548 leitos que ficarão como legado para a população após a pandemia do coronavírus". A mesma nota que é enviada desde a última segunda-feira.
Inicialmente, a montagem do hospital havia sido anunciada para o dia 26 de março, como o blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa antecipou. Porém não aconteceu. No último dia 2, uma equipe do Governo do Estado do Rio de Janeiro esteve em Campos, acompanhada do deputado federal Wladimir Garotinho, para fazer uma inspeção na área da antiga Vasa. Uma dia depois equipes da Prefeitura realizaram a limpeza do terreno.
No dia 30 de março, o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, havia informado que o Hospital de Campanha teria 200 leitos, sendo 100 de UTI e 100 de clínica médica. Porém, o Governo do Estado divulgou que serão 100 leitos, 20 deles de UTI.
Em todo o Estado, os leitos de campanha ficarão distribuídos da seguinte maneira: 400 no Complexo do Maracanã (80 deles de CTI); 200 ao lado do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo (40 de CTI); 200 no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias (40 de CTI); 200 no Parque dos Atletas, em Jacarepaguá (40 de CTI); 200 no terreno do 23º BPM, no Leblon (40 de CTI); 200 no aeroclube de Nova Iguaçu (40 de CTI); 100 em Campos dos Goytacazes, no Centro, próximo ao shopping (20 de CTI); e 100 no Hospital Regional Gélio Alves Faria, em Casimiro de Abreu (20 de CTI). Além desses, há 200 na Fiocruz (todos de CTI), para atender a população do estado.
Moradores contra - No último dia 06, a Associação de Moradores do Parque Santo Amaro informou que recolheu 600 assinaturas e recorreu à Justiça para tentar impedir a instalação da unidade no lugar, alegando que poderia causar a proliferação do vírus, já que o bairro é residencial e tem grande movimento de pessoas. A ação é julgada pela 5ª vara cível de Campos e teve o pedido de liminar negado, em primeira e segunda instância.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS