Seap descarta Covid-19 como causa da morte de detento em presídio de Campos
Virna Alencar 08/04/2020 21:29 - Atualizado em 12/04/2020 12:53
Isaías Fernandes
Um detento, que estava acautelado no Presídio Dalton Crespo de Castro, em Campos, morreu na manhã desta quarta-feira (08) e se chegou a ser levantada a hipótese de que ele teria sido infectado pelo coronavírus (Covid-19). No entanto, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (Seap-RJ) informou que, até o momento, não há nenhum caso confirmado da doença no sistema prisional fluminense, que, atualmente, conta com cerca de 52 mil internos.
A secretaria esclareceu, por meio de nota, que, o interno não apresentava sintomas de virose respiratória, um dos principais sintomas do Covid-19 e, a princípio, o motivo da morte foi por causa natural.
"Como ação protetiva, todos os presos, que estão ingressando no sistema, ficarão em isolamento social durante 14 dias. Após esse período, os mesmo serão inseridos no coletivo da unidade. Informamos, que graças ao empenho incansável dos servidores da Seap e ao apoio de familiares e visitantes dos internos que vêm contribuindo para o cumprimento das medidas protetivas adotadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro nas unidades", destacou.
A Prefeitura de Campos também informou, por meio de nota, que "não há notificação no Departamento de Vigilância em Saúde sobre este paciente".
Visitas suspensas - Diante do cenário epidemiológico da doença ficaram suspensas as visitas em todo o sistema prisional fluminense, desde o último dia 14 de março, conforme o decreto Nº 46.970, publicado pelo governador Wilson Witzel, que ficaram suspensas.
Na época, a Seap informou que, desde o dia 10 de março, está trabalhando na conscientização dos servidores, efetivo carcerário e visitantes do sistema prisional, realizando reuniões e ações em relação à importância da prevenção contra o novo coronavírus.
A Ouvidoria da Seap está disponível para maiores informações, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, por meio dos telefones: 0800-2824444 / 2334-5183 / 2334-6285.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS