Campos confirma mais três casos de coronavírus e investiga outros 16
Camilla Silva 06/04/2020 19:00 - Atualizado em 12/04/2020 13:09
O município de Campos confirmou, nesta segunda-feira (6), mais três casos de Covid-19. No total, nove pessoas já testaram positivo para o vírus no município. Segundo a secretaria de Saúde, outros 16 pacientes são acompanhados por suspeita da doença. Em vídeo divulgado pela Prefeitura, o prefeito Rafael Diniz, ao lado da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andreya Moreira, falou sobre as novas confirmações e reforçou a importância de manter o isolamento social. O país inicia a semana com mais de 12 mil casos e o total de mortes chega a 553. No estado do Rio, foram 1.461 casos confirmados e 71 óbitos causados pela doença. 
Os nove casos confirmados pelo município, até esta segunda, são de pacientes adultos entre 28 e 40 anos e sem fator de comorbidade. A secretaria municipal de Saúde informou ainda que, entre casos suspeitos, seis pacientes precisaram ser internados por causa da doença. Cinco deles, sendo três adultos e duas crianças, estão em estado grave.
Com os novos registros, o número de casos confirmados pelos municípios do Norte e Noroeste Fluminense subiu para 27, além de 543 casos suspeitos que estão sendo investigados. Os outros municípios que também informaram novas confirmações nesta segunda foram Macaé, onde ocorreu o primeiro óbito da doença, e Itaperuna. Parte dos dados municipais ainda não foram consolidados nos levantamentos nacional e estadual. 
Ministério da Saúde e secretaria estadual atualizam dados
O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil, até esta segunda-feira, subiu para 12.056 e o total de mortes chega a 553, segundo Ministério da Saúde. No último balanço do governo, no domingo, o total de infectados chegava a 11.130 e 486 mortes confirmadas. De acordo com o órgão, o país ocupa o 15º lugar em casos e 13º lugar em número de mortes.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, destacou o ritmo de avanço da pandemia no país. “O Brasil levou 17 dias para atingir 100 casos, outros sete dias para atingir 1000 e outros 14 dias para chegar a 12 mil”, relatou.
Sobre o perfil das mortes, 58% eram homens e 42% eram mulheres. No recorte por idade, 81% tinham acima de 60 anos. Na semana passada, esse percentual era de 90%. Já sobre as complicações associadas ao óbito, 237 tinham cardiopatia, 169 possuíam diabetes, 57 apresentavam alguma pneumopatia e 39 experimentavam alguma condição neurológica. As hospitalizações atingiram 2.424.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que registra, até esta segunda-feira (6), 1.461 casos confirmados e 71 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 75 óbitos em investigação. Mais sete óbitos ocorreram no estado. As novas vítimas que entraram no levantamento divulgado são da cidade do Rio de Janeiro, Belford Roxo e Itaboraí.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS