Região tem 27 casos confirmados e 543 suspeitos de coronavírus
Camilla Silva 06/04/2020 15:06 - Atualizado em 12/04/2020 12:15
Teste coronavírus
Teste coronavírus / Divulgação
Os municípios do Norte e Noroeste Fluminense registraram, nesta segunda-feira (6), 27 casos confirmados e 543 suspeitos de coronavírus (Covid-19). Os municípios que informaram confirmações nesta segunda foram Campos, com três novos casos, Macaé, onde ocorreu o primeiro óbito da doença na região, e Itaperuna, com um novo diagnóstico. Parte dos dados municipais ainda não foram consolidados nos levantamentos nacional e estadual. O país inicia a semana com mais de 12 mil casos e o total de mortes chega a 553. No estado, foram 1.461 casos confirmados e 71 óbitos causados pela doença.
Os casos confirmados na região estão distribuídos da seguinte forma: 14 ocorreram em Macaé, nove em Campos, dois em Itaperuna, um em SJB e um em Porciúncula. Até esse domingo (5), a região tinha 22 diagnósticos da doença e monitorava 527 pacientes com sintomas semelhantes ao de infecção pelo vírus. Entre os suspeitos, três mortes são investigadas, uma em São Fidélis, outra em Bom Jesus de Itabapoana e a terceira em Carapebus.
A Prefeitura de Macaé informou que o primeiro óbito por coronavírus é de um morador do município, idoso, com comorbidade. “Nos preparamos para uma semana difícil. Tivemos, agora a noite, o primeiro óbito covid em Macaé. Sabendo da dor da família rogo a Deus que os fortaleça. Mais do que nunca precisamos manter o isolamento social”, publicou o prefeito da cidade, Dr. Auizio, nas redes sociais.
Em Campos, os nove casos confirmados pelo município, até esta segunda, são de pacientes adultos entre 28 e 40 anos e sem fator de comorbidade. A secretaria municipal de Saúde informou ainda que, entre casos suspeitos, seis pacientes precisaram ser internados por causa da doença, cinco deles em estado grave.
De acordo com a Prefeitura de Itaperuna, que tem agora dois casos confirmados da doença, os exames positivos foram realizados pela rede particular de saúde e os pacientes se encontram em isolamento domiciliar. Tanto os pacientes em isolamento domiciliar quanto seus familiares seguem todas as orientações necessárias e são monitorados pela secretaria de Saúde. Já em relação aos 140 casos notificados, 25 pacientes foram eletivos para a realização do exame: dois deram positivos, 13 negativos e 10 ainda aguardam resultado.
Os municípios do Norte e Noroeste Fluminense seguem monitorando 543 casos suspeitos. São eles: Macaé (271); Itaperuna (125); Santo Antônio de Pádua (89); Bom Jesus do Itabapoana (17); Campos (16); Miracema (7); Laje do Muriaé (4); São Fidélis (3) Aperibé (2); Italva (2); Porciúncula (1); Carapebus (1), Cambuci (1); Cardoso Moreira (1); Conceição de Macabu (1); São João da Barra (1) e São Francisco de Itabapoana (1).
Ministério da Saúde e secretaria estadual atualizam dados
O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil, até esta segunda-feira, subiu para 12.056 e o total de mortes chega a 553, segundo Ministério da Saúde. No último balanço do governo, no domingo, o total de infectados chegava a 11.130 e 486 mortes confirmadas. De acordo com o órgão, o país ocupa o 15º lugar em casos e 13º lugar em número de mortes.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, destacou o ritmo de avanço da pandemia no país. “O Brasil levou 17 dias para atingir 100 casos, outros sete dias para atingir 1000 e outros 14 dias para chegar a 12 mil”, relatou.
Sobre o perfil das mortes, 58% eram homens e 42% eram mulheres. No recorte por idade, 81% tinham acima de 60 anos. Na semana passada, esse percentual era de 90%. Já sobre as complicações associadas ao óbito, 237 tinham cardiopatia, 169 possuíam diabetes, 57 apresentavam alguma pneumopatia e 39 experimentavam alguma condição neurológica. As hospitalizações atingiram 2.424.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que registra, até esta segunda-feira (6), 1.461 casos confirmados e 71 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 75 óbitos em investigação. Mais sete óbitos ocorreram no estado. As novas vítimas que entraram no levantamento divulgado são da cidade do Rio de Janeiro, Belford Roxo e Itaboraí.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS