Campos tem seis casos confirmados de coronavírus
05/04/2020 18:46 - Atualizado em 12/04/2020 14:58
O município de Campos contabiliza mais três casos de coronavírus, totalizando seis confirmados. O prefeito Rafael Diniz falou sobre o assunto na manhã deste domingo (5). No município há ainda outros 13 casos suspeitos, cinco estão internados, sendo quatro em estado grave. Vinte e sete casos já foram descartados.
Dois dos três novos casos foram por transmissão local do vírus. Um pelo primeiro paciente diagnosticado na cidade com a doença e outro morador em Campos, que esteve em Nova Iorque e foi infectado - confirmação liberada neste domingo - e acabou transmitindo a um familiar.
- Reforço à população de Campos o que as autoridades na área de saúde vem pedindo: fiquem em casa. O isolamento social é muito importante neste momento para contermos a propagação da doença. Em caso de sintoma, busque o 192 que um médico vai orientá-lo - frisou Rafael Diniz.
O primeiro caso da doença em Campos foi confirmado no dia 23 de março. Trata-se de um homem que esteve em São Paulo. Ele já está curado. Os outros dois são duas profissionais de saúde, que atuam em outros municípios, e a confirmação foi informada no dia 3 de abril.
Informação - Desde a última segunda-feira (30), funciona em Campos o Centro de Informações do Covid (Cicov), através do Serviço 192. Além do atendimento que já é realizado, há médicos atendendo as ligações das pessoas que estejam com suspeita da doença. Através do telefone, o paciente é orientado pelo médico sobre as medidas que deve tomar diante do quadro de saúde apresentado. Com esse tipo de serviço, as pessoas só precisarão sair de casa, se de fato for necessário e indicado pelo médico.
Atendimento - A Prefeitura implantou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos. A unidade recebe pacientes encaminhados por médicos do atendimento 192 e conta com equipes multidisciplinares com mais de 100 profissionais - como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, atendentes, auxiliares.
O Centro oferece recepção para identificação de sintomas e higienização das mãos, diferentes etapas de triagem, consultórios e três andares de internação e uma UTI dedicada ao tratamento da Covid-19. Além disso, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, faixas pintadas no chão e marcações em cadeiras da unidade indicam o distanciamento necessário a todas as pessoas que chegam para atendimento que é 24 horas.
O Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos tem capacidade atual de 40 leitos clínicos, 19 leitos de UTI, além dos cinco leitos da sala vermelha. O Centro está em adaptação para garantir mais 19 leitos de Unidade de Terapia Intensiva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS