Inmet alerta para chuvas fortes na região
03/04/2020 16:10 - Atualizado em 12/04/2020 10:09
Estiagem afeta nível do Rio Paraíba do Sul em Campos
Estiagem afeta nível do Rio Paraíba do Sul em Campos / Genilson Pessanha
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (3) um alerta de chuvas intensas para o estado do Rio de Janeiro, incluindo o Norte Fluminense. O aviso, prevendo chuva entre 20 e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, além de ventos de até 80km/h, provocados pela chegada da frente fria, associada a formação de um ciclone extratropical, é valido até o meio-dia deste sábado.
Em Campos, a previsão para esta sexta foi de 15mm de chuva e, segundo a Defesa Civil Municipal, a precipitação neste sábado deve ficar entre 5 e 10mm. Também havia previsão de ressaca, mas nenhum alerta foi emitido no município. O nível do rio Paraíba do Sul, que chegou a subir 76cm de quinta-feira para sexta, começou a baixar e deve voltar, nos próximos dias, à cota normal de 5h,80m.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campos, major Edison Pessanha, o sábado deve ser de chuva fraca, ao longo de todo o dia. Apesar o alerta para ressacas no litoral do Sul e Sudeste do Brasil, não houve, ainda, nenhuma orientação para que a navegação seja evitada no litoral campista.
O coordenador explicou que, como a tábua de maré, que, entre outras coisas, orienta sobre o nível das águas, está baixa em Farol de São Thomé, não deve ocorrer formação de grandes e altas ondas na praia campista.
— Estamos mantendo contato direto com a Marinha do Brasil, para o caso de necessidade de envio de algum aviso aos pescadores — acrescentou Pessanha.
Paraíba – De quinta-feira para esta sexta-feira, o nível do rio Paraíba do Sul passou de 7m para 7,76m. O aumento começou na segunda-feira.
— Isso porque, nos últimos dias, a vasão na represa da Ilha dos Pombos foi aumentada até 955 metros cúbicos por segundo, mas foi reduzida , nesta sexta, para 570m3/s. A cota normal do rio em Campos é de 5,80m e de transbordo 10,40m. A previsão é que o nível continue baixando e não existe risco para a população. Era algo já informado e acompanhado — esclareceu o major.
(V.N.) (C.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS