Suspeitas de Covid-19 sobem de 12 para 16 em Campos
Virna Alencar 02/04/2020 17:42 - Atualizado em 12/04/2020 10:49
O Departamento de Vigilância em Saúde de Campos divulgou na tarde desta quinta-feira (02) dados recentes de coronavírus (Covid-19). Até o momento, o município tem um caso confirmado da doença e 16 sob suspeitas, entre eles, quatro seguem em estado grave. Ao todo, 21 casos foram descartados. O material coletado dos pacientes com suspeita de Covid-19 é encaminhado ao Laboratório Central do Estado (Lacen). O resultado retorna em um prazo de até 10 dias.
Para reforçar as medidas de enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura inaugurou nesta semana o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos, localizado no novo prédio do Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência. O serviço por meio do 192 para pessoas com sintomas da doença também foi ampliado, oferecendo atendimento de médicos plantonistas.
O atendimento será realizado 24 horas por dia na unidade e a equipe é formada por 100 profissionais da Saúde. O espaço conta com 40 leitos clínicos de enfermaria para tratamento de casos moderados, com possibilidade de instalação de mais 20. Para os quadros mais graves, são 19 leitos de UTI, que dispõem de aparelho respirador. Outros 19, destinado a estes casos, estão em fase final de instalação.
O Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos realizou 18 atendimentos nesta quinta-feira (2). Três pacientes estão internados, de acordo com nota da Prefeitura de Campos.
Outras medidas no município
Em edição suplementar do Diário Oficial do município dessa terça-feira (31), o prefeito Rafael Diniz publicou o Decreto 048/2020, atualizando as medidas temporárias de prevenção e enfrentamento ao coronavírus. Entre as medidas, implantadas ou prorrogadas até o dia 15 de abril, estão o fechamento do Jardim São Benedito, do Horto Municipal, da Cidade da Criança, teatros, museus e equipamentos afins, para evitar aglomerações, e a proibição de acompanhantes para maiores de 16 anos em todas as unidades de saúde, sejam próprias do município ou contratualizadas.
O decreto suspende o expediente externo e atendimento presencial nos órgãos municipais e reduz o horário das atividades internas das 9h às 13h, exceto para a secretaria de Saúde, a Fundação Municipal de Saúde, Defesa Civil, secretaria de Segurança Pública, Guarda Municipal, superintendências de Posturas e Limpeza Pública, secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, além de atividades de fiscalização do Procon, perícias do PreviCampos e serviços de acolhimento da Fundação Municipal da Infância e da Juventude.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS