Menos vagas que o anunciado em hospital de campanha
02/04/2020 09:01 - Atualizado em 12/04/2020 14:44
Hospital será montado na área da antiga Vasa
Hospital será montado na área da antiga Vasa / Genilson Pessanha
O Governo do Estado do Rio de Janeiro confirmou a inauguração até o fim deste mês de um hospital de campanha para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus em Campos e na região. Mas o número de leitos de UTI, com respiradores mecânicos, para auxílio nos casos mais graves, é bem abaixo do esperado. Como a Folha mostrou, a expectativa era que fossem 200 leitos na unidade de Campos, metade deles de Terapia Intensiva. No entanto, o Governo do Estado divulgou que serão 100 leitos, 20 deles de UTI. O funcionamento será na área da antiga Vasa, na avenida 28 de Março, como o blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa antecipou. A previsão é que a instalação seja iniciada até a próxima segunda. Campos conta com um caso confirmado da Covid-19 e 12 sob suspeita. Todo o Norte e Noroeste já são oito casos confirmados e 473 suspeitos. Ontem a Região dos Lagos confirmou óbitos em Rio das Ostras e Arraial do Cabo. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, também ontem 28 mortes no estado e 832 casos confirmados. No país, o número de mortes chegou a 241 e o número de casos confirmados subiu para 6.836, de acordo com o Ministério da Saúde.
Já em funcionamento o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos (CCC), no atendimento à população. A secretaria de Saúde do Município não informou sobre número de atendimentos e casos atendidos pela unidade.
Dentro das ações de enfrentamento à doença e para dar celeridade aos resultados de exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), “a Vigilância em Saúde do município segue em tratativa com a Vigilância em Saúde do Estado e com Lacen-RJ, a fim de que a cidade de Campos se torne um polo regional do exame PCR para detecção do vírus causador da Covid-19”.
Doação - Com produção iniciada no final de março, a Startup Sprint 3D efetuou ontem a doação do segundo lote com 132 máscaras produzidas no Instituto Federal Fluminense (IFF).
O município recebeu uma ambulância com UTI do governo do estado, e iniciou a doação de produtos de higiene e limpeza, doados pela Águas do Paraíba, a 170 famílias. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS