Dom Américo necessita de doação de sangue e campanha é realizada nas redes sociais
Maria Laura Gomes e Matheus Berriel 03/04/2020 11:52 - Atualizado em 04/05/2020 21:16
Osvaldão está internado no HGG
Osvaldão está internado no HGG / Divulgação
Familiares, fãs e amigos do cantor Dom Américo realizam uma campanha, através das redes sociais, pedindo doação de sangue para o artista, de 69 anos, que está internado no Hospital Geral de Guarus (HGG) desde o dia 02 de março. As doações podem ser realizadas de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, no Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), à rua Rocha Leão, em Campos. O cantor necessita de doação de qualquer tipo de sangue, mas, segundo seu filho Apollo Ramidan, que também é artista, há urgência pelo seu tipo específico.
— Algumas pessoas doaram em nome do meu pai na manhã de hoje (03). Porém, o tipo A- está “osso”, e ele precisa com uma certa urgência. O Hemocentro está zerado do mesmo — disse Apollo Ramidan.
Osvaldo Américo Ribeiro de Freitas, popularmente conhecido como Dom Américo, foi internado após ter sentido intensa falta de ar. Desde então, seu quatro de saúde vem evoluindo — atualmente é estável.
— A necessidade de sangue é por conta de uma pequena anemia e de procedimentos do hospital de modo geral, do dia a dia, que ele está sempre precisando. Até precisou mais recentemente, porque teve que fazer uma traqueostemia. A gente até demorou a compreender, devido à sua profissão, mas fez bem a ele e, se Deus quiser, vai se recuperar bem. Na ocasião, o hospital tinha em estoque. Devido a essa situação delicada que a gente está vivendo, o estoque praticamente zerou — afirmou Apollo Ramidan. — As pessoas estão com medo de sair de casa, ainda mais para o hospital, para doar sangue. Até mesmo as pessoas que doam sempre estão com medo. A gente aproveitou para fazer essa campanha para o meu pai e para o Hemocentro de modo geral, que está vivendo uma situação complicada — pontuou.
Podem doar sangue pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos e peso acima de 50 quilos. Também é permitida a doação de pessoas com até 69 anos que já tenham doado antes dos 60. É necessário estar descansado e nutrido, tendo feito refeições leves e sem gordura nas três horas anteriores. No ato da doação, é solicitada a apresentação de documento original com foto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS