Morre Argeu Affonso, fundador e presidente de honra do Estandarte de Ouro
02/04/2020 14:05 - Atualizado em 04/05/2020 20:00
Jornalista Argeu Affonso
Jornalista Argeu Affonso / Reprodução - Facebook
O jornalista Argeu Affonso, de 89 anos, fundador e presidente de honra do prêmio Estandarte de Ouro e ex-secretário de redação do jornal O Globo, morreu na manhã desta quinta-feira (02), no Hospital Silvestre, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi divulgada. Na último dia 26 de março, ele caiu no apart hotel onde morava e foi socorrido para o hospital em situação grave.
Segundo o jornal O Globo, a notícia pegou de surpresa todos os profissionais que trabalharam com Argeu. Nas redes sociais, várias pessoas prestaram homenagens.
— Era uma memória intensa do Globo. Um jornalista brilhante, que adorava a profissão e se entregou com muita paixão ao jornal. Conhecia mil histórias do jornal e, quando as contava para nós, mais jovens, seus olhos brilhavam de felicidade. De uma integridade e responsabilidade totais. Na presidência do Estandarte de Ouro, era um defensor das tradições, ao mesmo tempo que alimentava nossa atenção para as inovações das escolas. Uma perda enorme para a memória do jornalismo no Brasil — disse o jornalista Aloy Jupiara, que é membro do júri do prêmio e trabalhou como coordenador executivo do site do Globo.
A jornalista Maria Cristina Valente, que trabalhou com Argeu por 31 anos, também comentou a perda. "Argeu era uma pessoa firme nas broncas, mas extremamente educado e generoso nos ensinamentos. Uma pessoa que, além de uma enciclopédia ambulante, com quem muito aprendi ao longo de mais de trinta anos de convivência, era um primor de gentileza. Ficam as histórias, ficam as lembranças, ficam o exemplo e a saudade", disse.
A colunista Patrícia Kogut também falou sobre o jornalista. "Receber as visitas dele na redação depois que se aposentou sempre foi uma alegria. Trabalhar com ele, outra. Argeu me escrevia sempre. Às vezes, queria comentar a programação da TV5. Às vezes, era para puxar a minha orelha sobre o uso da conjunção 'porém'. 'Nunca no início da frase', dizia. Ou seria o oposto? Argeu vai fazer falta também pela sua capacidade de tirar tantas das nossas dúvidas. Saudades", disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS