Rio das Ostras adia inscrições para festival on-line
01/04/2020 15:20 - Atualizado em 04/05/2020 20:09
Foi adiado o início das inscrições para o Festival Sou Cultura em Casa, que começariam nesta quarta-feira (01). Segundo a Fundação Rio das Ostras de Cultura, o adiamento foi necessário para fazer algumas adequações no edital do processo seletivo.
O “Sou Cultura em Casa” é um festival on-line com objetivo de selecionar e publicar nas redes sociais vídeos com trabalhos de artistas atuantes em Rio das Ostras. Os artistas selecionados vão receber um cachê pelos vídeos produzidos. Um novo edital será publicado no Jornal Oficial da Prefeitura. 
O evento virtual comemora o aniversário de emancipação político-administrativa de Rio das Ostras, uma vez que a programação previamente planejada teve que ser cancelada como forma de prevenção ao coronavírus. Com o festival, realizado entre abril e maio, serão disponibilizados 90 vídeos de artistas no Facebook da Fundação. Dessa forma será possível proporcionar entretenimento à população e aquecer o mercado cultural, mantendo o necessário isolamento social.
 
 
Financiamento público - Os vídeos podem ter as mais variadas linguagens (música, dança, teatro, artes visuais, artesanato, literatura, entre outras) e duração entre 30 e 60 minutos. Cada produção exibida recebera um cachê de R$146,00. O edital completo está disponível para consulta.
O festival é aberto exclusivamente para artistas que residem ou atuam em Rio das Ostras há pelo menos um ano. Cada participante pode inscrever até três propostas de vídeos. Outros requisitos são comprovar não possuir outra renda além da atividade artística e estar cadastrado no Mapa da Cultura da Cidade.Os vídeos não poderão ter conteúdos discriminatórios, agressivos, que promovam quaisquer tipos de violência, atos ilícitos e campanha político-partidária.
Requisitos técnicos - Serão aceitos apenas vídeos com adequada qualidade técnica (de áudio e imagem) no formato MP4. É importante que, antes de se inscrever, o artista verifique se tem acesso às ferramentas tecnológicas necessárias sem sair de casa. A produção poderá ser de celular, desde que gravada na posição horizontal. Projetos selecionados só terão os conteúdos aprovados e o cachê garantido após o vídeo passar por uma análise da equipe técnica da Fundação de Cultura.
As inscrições para novos projetos se manterão abertas até que o Festival Sou Cultura em Casa alcance o número previsto de 90 vídeos. Os nomes dos selecionados de cada semana serão divulgados no Jornal Oficial da Prefeitura. A partir da data de publicação, o artista terá um prazo de dois dias para envio do material a ser exibido.
Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS