Procedimentos de Reabertura de Academias (3)
As diretrizes abaixo, construídas pelo Cref - Conselho Regional de Educação Física - dizem respeito ao processo de reabertura das academias, onde todos os procedimentos foram construídos por órgãos competentes da área- Ecad, Cref e grandes redes de Fitness do País - que buscam sinergia para quando o processo for reiniciado, embora a indefinição ainda esteja bem presente, em todos os segmentos ou quase todos (alguns já funcionam "sem problemas"). Bons treinos!
CREFs Reabertura academias 2020
Para preservar a saúde dos frequentadores de academias sugerimos que, após os órgãos públicos autorizarem a sua reabertura, todas as academias sigam estes procedimentos de segurança durante as 4 (quatro) primeiras semanas. O objetivo é reduzir o risco de contaminação do COVID-19 dentro das unidades. DEPOIS DESSE PERÍODO, É POSSÍVEL VOLTAR À NORMALIDADE DA OPERAÇÃO, assim esperamos.
 
Esse material foi construído seguindo as orientações e as informações dos órgãos públicos, tais como Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde. Também foi tomado como base o histórico de regiões onde o pico da pandemia já passou e o processo de reabertura das academias já está sendo realizado, como na China e outros locais da Europa. Para preservar a saúde dos frequentadoresde academias,
 
LIMPEZA GERALDAS UNIDADES:
1/Disponibilizar recipientes com álcool em gel a 70% para uso por clientes e colaboradores em todas as áreas da academia (recepção, musculação, peso livre, salas de coletivas, piscina, vestiários, kids room, etc). Durante o horário de funcionamento da academia, fechar cada área de 1 a 2 vezes ao dia por, pelo menos 30 minutos, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes.
 
2/Posicionar kits de limpeza em pontos estratégicos das áreas de musculação e peso livre, contendo toalhas de papel e produto específico de higienização para que os clientes possam usar nos equipamentos de treino, como colchonetes, halteres e máquinas. No mesmo local, deve haver orientação para descarte imediato das toalhas de papel.
 
3/USO OBRIGATÓRIO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs) PARA FUNCIONÁRIOS, PERSONAL TRAINERS E TERCEIRIZADOS: Devem ser seguidas todas as orientações da Organização Mundial de Saúde para usodesse equipamento. Máscaras (por recepcionistas, professores, equipe de limpeza, gerentes e terceiros) 
4/SE ALGUM COLABORADOR APRESENTAR FEBRE ALTA junto com algum outro sintoma de COVID-19, informar imediatamente à gerência local. 3/NO CASO DO USO DE LEITOR DE DIGITAL PARA ENTRADA NA ACADEMIA, deve-se disponibilizar um recipiente de álcool em gel a 70% ao lado da catraca. Além disso, o cliente deve ter a opção de acessar à academia comunicando à recepcionista seu número de matrícula ou seu CPF, para que não precise tocar no leitor digital.
5/ LIMITAR A QUANTIDADE DE CLIENTES QUE ENTRAM NA ACADEMIA: ocupação simultânea de 1 cliente a cada 4 m2 (áreas de treino, piscina e vestiário).
 
6/DELIMITAR COM FITA O ESPAÇO em que cada cliente deve se exercitar nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas. Cada cliente deve ficar a 1,5 m de distância do outro.
 
7/UTILIZAR APENAS 50% DOS APARELHOS DE CÁRDIO, ou seja, deixar o espaçamento de um equipamento sem uso para o outro. Fazer o mesmo com os armários.
 
8/ LIBERAR A SAÍDA DE ÁGUA no bebedouro somente para uso de garrafas próprias »
Procedimentos de Reabertura das Academias
 
9/REALIZAR O CONGELAMENTO DOS PLANOS de clientes acima de 60 anos de idade, quando solicitado.
 
10/ RENOVAR TODO O AR DO AMBIENTE, DE ACORDO COM A EXIGÊNCIA DA LEGISLAÇÃO (pelo menos, 7 vezes por hora), e fazer a troca dos filtros de ar, no mínimo 1 vez por mês, usando pastilhas adequadas para higienização nas bandejas do aparelho.
 
11/ COMUNICAR PARA OS CLIENTES TRAZEREM AS SUAS PRÓPRIAS TOALHAS para ajudar na manutenção da higiene dos equipamentos.
 
12/ EXPÔR AOS CLIENTES TODOS OS MANUAIS DE ORIENTAÇÃO que possam ajudar a combater a contaminação do COVID-19.
 
13/ CAPACITAR TODOS OS COLABORADORES em como orientar os clientes sobre as medidas de prevenção.
Procedimentos de Reabertura das Academias
 
Recomedações para piscina:
1/Disponibilizar, próximo  à entrada da piscina, recipiente de álcool em gel a 70% para que os clientes usem antes de tocar na escada ou nas bordas da piscina.
2/ Exigir o uso de chinelos no ambiente de práticas aquáticas.
3/Disponibilizar, na área da piscina, suportes para que cada cliente possa pendurar sua toalha de forma individual.
 
4/ Após o término de cada aula, higienizar as escadas, balizas e bordas da piscina.
 
Comunicação com funcionários, personal trainers e tercerizados: Eles devem receber as devidas orientações sobre:
Utilização dos EPIs para trabalho.
Limpeza das mãos com água e sabão (como lavá-las e com qual frequência). O mesmo vale para higienização com álcool em gel.
Utilização do termômetro.
 
Comunicação com clientes: Divulgar os comunicados com orientações para clientes sobre:
1/Higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel a 70% (como e com qual frequência). 1Uso de garrafa de água individual. 2Uso de toalha individual.
3/Restrição de que não será autorizada a entrada de clientes nem funcionários e terceirizados com temperatura acima de 37.8 °C.
Gráfico com a frequência diária por horário.
4/Recomendação para que os clientes evitem horários de pico e se programem para treinar em horários alternativos.

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    Marcos Almeida

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