Procedimentos de Reabertura de Academias
 
As academias ainda estão fechadas mas é importante que estejam preparadas para quando reabrirem, pois seguirão protocolos visando garantir a segurança de seus alunos e colaboradores, assim que os órgãos públicos autorizarem a sua reabertura. Neste post, recomendações da ACAD (Associação Brasileira de Academias).
-Para preservar a saúde dos frequentadores de academias, sugerimos que todas sigam estes procedimentos de segurança durante as 4 (quatro) primeiras semanas, a partir do momento em que os órgãos públicos autorizarem a sua reabertura, a fim de reduzir o risco de contaminação do COVID-19 dentro de suas unidades.
-Esse material foi construído seguindo as orientações e as informações dos órgãos públicos, tais com Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde. Também foi tomado como base o histórico de regiões onde o pico da pandemia já passou e o processo de reabertura das academias á está sendo realizado, como na China e outros locais da Europa.
-LIMPEZA GERAL DAS UNIDADES:
1/Disponibilizar recipientes com álcool em gel a 70% para uso por clientes e colaboradores em todas as áreas da academia (recepção, musculação, peso livre, salas de coletivas, piscina, vestiários, kids room, etc).
-2/Durante o horário de funcionamento da academia, fechar cada área de 1 a 2 vezes ao dia por, pelo menos 30 minutos, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes.
-3/Posicionar kits de limpeza em pontos estratégicos das áreas de musculação e peso livre, contendo toalhas de papel e produto específico de higienização para que os clientes possam usar nos equipamentos de treino, como colchonetes, halteres e máquinas. No mesmo local, deve haver orientação para descarte imediato da toalhas de papel.
-USO OBRIGATÓRIO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs) PARA FUNCIONÁRIOS, PERSONAL TRAINERS E TERCEIRIZADOS:
-Máscaras (por recepcionistas, professores, equipe de limpeza, gerentes e terceiros).
-Devem ser seguidas todas as orientações da Organização Mundial de Saúde para uso desse equipamento.
-Medidas operacionais preventivas:
-1/RECOMENDA-SE MEDIR COM TERMÔMETRO DO TIPO ELETRÔNICO À DISTÂNCIA A TEMPERATURA DE TODOS OS ENTRANTES. Caso seja apontada uma temperatura superior a 37.8 °C, recomenda-se não autorizar a entrada da pessoa na academia, incluindo clientes colaboradores e terceirizados.
-2/SE ALGUM COLABORADOR APRESENTAR FEBRE ALTA junto com algum outro sintoma de COVID-19, informar imediatamente à gerência local.
-3/NO CASO DO USO DE LEITOR DE DIGITAL PARA ENTRADA NA ACADEMIA, deve-se disponibilizar um recipiente de álcool em gel a 70% ao lado da catraca. Além disso, o cliente deve ter a opção de acessar à academia comunicando à recepcionista seu número de matrícula ou seu CPF, para que não precise tocar no leitor digital.

-4/LIMITAR A QUANTIDADE DE CLIENTES QUE ENTRAM NA ACADEMIA: ocupação simultânea de 1 cliente a cada 4 m² (áreas de treino, piscina e vestiário).
-5/DELIMITAR COM FITA O ESPAÇO em que cada cliente deve se exercitar nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas. Cada cliente deve ficar a 1,5 m de distância do outro.
-6/UTILIZAR APENAS 50% DOS APARELHOS DE CÁRDIO, ou seja, deixar o espaçamento de um equipamento sem uso para o outro. Fazer o mesmo com os armários.
-7/LIBERAR A SAÍDA DE ÁGUA no bebedouro somente para uso de garrafas próprias
-8/REALIZAR O CONGELAMENTO DOS PLANOS de clientes acima de 60 anos de idade, quando solicitado.
-9/RENOVAR TODO O AR DO AMBIENTE, DE ACORDO COM A EXIGÊNCIA DA LEGISLAÇÃO (pelo menos, 7 vezes por hora), e fazer a troca dos filtros de ar, no mínimo 1 vez por mês, usando pastilhas adequadas para higienização nas bandejas do aparelho.

-10/COMUNICAR PARA OS CLIENTES TRAZEREM AS SUAS PRÓPRIAS TOALHAS para ajudar na manutenção da higiene dos equipamentos.
-11/EXPÔR AOS CLIENTES TODOS OS MANUAIS DE ORIENTAÇÃO que possam ajudar a combater a contaminação do COVID-19.
-12/CAPACITAR TODOS OS COLABORADORES em como orientar os clientes sobre as medidas de prevenção.
-Recomedações para piscina:
-1/Disponibilizar, próximo à entrada da piscina, recipiente de álcool em gel a 70% para que os clientes usem antes de tocar na escada ou nas bordas da piscina.
-2/Exigir o uso de chinelos no ambiente de práticas aquáticas.

-3/Disponibilizar, na área da piscina, suportes para que cada cliente possa pendurar sua toalha de forma individual.
-4/Após o término de cada aula, higienizar as escadas, balizas e bordas da piscina.

-Comunicação com funcionários, personal trainers e tercerizados: Eles devem receber as devidas orientações sobre:
-Utilização dos EPIs para trabalho.
-Limpeza das mãos com água e sabão (como lavá-las e com qual frequência). O mesmo vale para higienização com álcool em gel.
-Utilização do termômetro.
-Comunicação com clientes: Divulgar os comunicados com orientações para clientes sobre:
-1/Higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel a 70% (como e com qual frequência).
-2/Uso de garrafa de água individual.
-3/Uso de toalha individual.
-4/Restrição de que não será autorizada a entrada de clientes nem funcionários e terceirizados com temperatura acima de 37.8 °C.
-5/Gráfico com a frequência diária por horário.
-6/Recomendação para que os clientes evitem horários de pico e se programem para treinar em horários alternativos.
Agora é aguardar para ver como na prática irão ser implementadas estas orientacões pelo período de 4 semanas após a reabertura das academias. Mas, seguramente, o funcionamento não será por algum tempo como era antes.
Importante pontuar, o que é de bom grado a todos, alunos e profissionais que frequentam e trabalham nestes espaços, se adequarem de forma rápida a estas novas práticas que visam segurança para todos. Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]