Medidores de freqüência cardíaca no pulso: avaliação
19/04/2020 20:09 - Atualizado em 19/04/2020 20:53
Há alguns anos, dispositivos ópticos capazes de medir a freqüência cardíaca usando a tecnologia LED vêm aparecendo no mercado.
 
 
O método usado por esses monitores é chamado Fotopletismografia (PPG) e consiste em detectar as variações no fluxo sanguíneo que ocorrem em cada batimento, medindo a quantidade de luz que é absorvida e/ou refletida sob a pele.
Os dispositivos geralmente são colocados no pulso ou no antebraço do atleta com os emissores de LED em contato com a pele. Embora a técnica seja relativamente simples, é muito difícil obter medições precisas da frequência cardíaca, pois existem diferentes variáveis que afetam bastante a medida.
 
 
Abaixo, fatores que são intervenientes para que a leitura deste tipo de dispositivo, apesar de estar avançado bastante, colabore para que a leitura não seja fidedigna.
Temperatura ambiente
 
 
Baixas temperaturas, especialmente abaixo de 10-12 graus, afetam os capilares subdérmicos, dificultando as medições feitas pelo monitor de freqüência cardíaca.
 
 
Variações rápidas na frequência cardíaca
 
 
Variações rápidas na frequência cardíaca também podem afetar a precisão da medição. Temos um exemplo típico quando realizamos intervalos curtos de alta intensidade (HIIT), nos quais a freqüência cardíaca aumenta muito rapidamente. Nesses casos, muitos monitores ópticos são incapazes de acompanhar essas variações, de modo que a freqüência cardíaca medida é atrasada em vários segundos a partir da atual.
 
 
Ruído óptico
 
 
Existem diferentes elementos que introduzem ruído no sinal óptico, dificultando a detecção do ritmo cardíaco. Qualquer sinal de luz adicional recebido pelos LEDs impedirá a operação correta, daí a importância do posicionamento correto dos sensores. Além disso, o movimento do atleta durante a corrida também afetará a medição, especialmente quando ocorrer o "efeito cruzado", que consiste em uma interpretação incorreta do pulso cardíaco pelos sensores quando a cadência da corrida é igualada à freqüência cardíaca.
 
 
Cor da pele
 
 
Os seres humanos têm uma gama muito diversificada de tons de pele e com diferentes níveis de absorção de luz. A pele escura absorve muito mais luz do que a pele clara, dificultando a realização de medições precisas. Da mesma forma, existem muitos problemas nas medições em peles tatuadas ou muito peludas.
Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]