A Uva Ancelotta e a Vinícola Fin
COLUNA DE VINHOS
POR JOÃO RICARDO RODRIGUES
Terminando a nossa série sobre “uvas italianas em solo brasileiro, hoje iremos apresentar uma uva italiana que já adquiriu cidadania brasileira e vem se destacando na elaboração de grandes vinhos.


A Uva

Nativa da região da Emiglia Romagna, no norte da Itália a uva Ancellotta, outros nomes ( Ancelotta di Massenzatico, Balsamina Nera, Lancellotta, Uino ou uvino),é também cultivada em menor escala em outras regiões da Italia como Piemonte, Véneto, Friuli-Venecia Julia e na Toscana.

É uma variedade que apresenta uma elevada concentração de antocianinas e, portanto, uma forte pigmentação que proporciona uma cor bem escura, devido a essa característica é muito usada no corte de vinhos tintos com a finalidade de adiocionar cor a mistura, também é bastante utilizada como uva secundária na elaboração dos vinhos tintos Lambruscos.



Porém a Ancellotta conheceu novas regiões no mundo, onde tem se adaptado muito bem e hoje em dia somente 6% da produção mundial está na Itália, o restante se concentra na Argentina 44% e no Brasil com 50% da produção mundial.



No Brasil encontrou terroir na Serra Gaúcha e Região das Missôes onde podemos encontrar excelentes varietais que geralmente são vinhos suavemente frutados, florais com sabores maduros de frutas vermelhas, com boa acidez, taninos maduros e uma cor profunda e intensa e longevos, nos cortes é geralmente usada em misturas com Merlot e Cabernet Sauvignon,

A Vinícola

A vinícola FIN está localizada na região conhecida como Sete Povos das Missões, referência histórica dos sete aldeamentos instalados pelos Padres Jesuítas na região Oeste gaúcha entre os anos de 1682 e 1706.
Durante esse período os Padres Jesuítas foram os primeiros a implantar a vitivinicultura na região com a finalidade de elaborar os vinhos utilizados nas celebrações religiosas.


A Vinícola FIN é uma empresa familiar que cultiva uvas das quais elabora vinhos finos de alta qualidade, a sede da vinícola fica localizada na Rodovia BR 285, Km 509 - Entre-Ijuís, na rota turística que liga Santo Ângelo “Capital das Missões” ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo(Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983) localizado na cidade de São Miguel das Missões.



A história da tradição na elaboração de vinhos venho junto com o patriarca da família Luigi Fin nascido em Arzignano, na província de Vêneto, que em 1876 imigrou para o Brasil, mais especificamente para a região de Campo dos Bugres (hoje Caxias do Sul), a família cresceu e desbravou novas regiões, onde também foram pioneiros em diversas atividade, o Sr Jorge Fin da 3ª geração da família se dedicou a vitivinicultura e com o mesmo espirito dos pioneiros mantém vivas as raízes e a tradição familiar no cultivo de videiras e elaboração de vinhos.

A Vinícola FIN é biodinâmica, ou seja, não utiliza produtos químicos no cultivo e na produção dos seus vinhos, sendo também 100% sustentável e utiliza as boas práticas na interação com o meio ambiente, como a produção do próprio adubo com as sobras dos materiais utilizados no processo da produção do vinho.





Vinicola FIN, Sr Jorge Fin (proprietário) e Sitio Arqueológico das Missões de São Miguel


A região missioneira apresenta um coeficiente hélio-pluviométrico muito bom e um excelente potencial de solo e clima, com elevados índices de radiação solar, estações bem definidas, adequada amplitude térmica e menor incidência de chuvas.
Os vinhos somente são elaborados quando a qualidade das uvas é considerada excepcional, buscando um vinho que tenha em seus aromas e sabores as características do “Terroir Missioneiro”, a produção é de aproximadamente 60 mil garrafas por ano.
Na área da vinicola são cultivadas cepas de origem francesas como a Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, e a Italiana Ancellota, dessas uvas são produzidos vinhos finos, também produz outras variedades utilizadas para produção de vinhos brancos e tintos de mesa, espumantes e sucos, para o envelhecimento dos vinhos utiliza exclusivamente barricas de carvalho francês.

A vinícola recebe visitas individuais, famílias e grupos de turistas, oferecendo degustações dirigidas e visita na área da vinícola, possui restaurante com agendamento prévio.

Informações e fotos obtidos no site da vinícola FIN



O Vinho

Gran Reserva do Produtor Ancellota, safra 2012.



Visual: apresenta uma sedutora cor rubi intensa com halos violáceos, límpido e brilhante já demonstrando uma boa acidez, lagrimas viscosas;

Aromas: inicialmente fechados, aos poucos na taça abriu trazendo frutas negras maduras, destaque para ameixa preta, amoras, aparece couro e aromas terrosos.

Na boca: ataque suave com taninos redondos, boa acidez, médio para encorpado, no retrogosto aparece a ameixa, final persistente, 13 % de álcool bem integrado.

Achei bem gastronômico e já com seus 8 anos de vida demonstra que ainda tem um longo caminho pela frente.

Envelhecimento: 8 meses em barricas novas de carvalho francês;

Temperatura ideal para consumo: entre 14 e 16°;

Preço médio: entre R$ 90 e 100,00.

Vinho adquirido na Loja Virtual da vinícola: https://vinicolafin.com.br/shop/

Harmonizado com um corte tomahawk, retirado da parte dianteira do lombo do boi, onde é possível extrair apenas quatro peças por animal, é o mesmo corte do prime rib, porém com um osso maior (chegando a 30 cm) é composto pelo ancho (filé de costela).









ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]