Da Toscana à Serra Catarinense
COLUNA DE VINHOS
JOÃO RICARDO RODRIGUES
Seguindo na nossa série “Uvas italianas em solo brasileiro”, hoje vamos a Toscana conhecer mais uma uva ícone da Itália e na volta, passaremos pela Serra Catarinense para conhecer uma Vinícola que tem a alma italiana nas suas uvas e vinhos!

A Uva

A Sangiovese é uma uva tinta italiana, amplamente produzida na região central da Itália, pertence à família da Vitis vinifera, sua origem é incerta, mas algumas informações históricas remetem a registros de que no século XVI, sua produção cobre 11% da superfície vitivinícola nacional, é considerada uma das “jóias” da Toscana.

Dá origem a vinhos de estilos e personalidades bem distintas doando características diversas dependendo do seu terroir, alguns são leves e fáceis de beber, como os populares Chianti, outros mais encorpados, como o Vino Nobile di Montepulciano e em sua melhor forma, produz um vinho rico, complexo e de envelhecimento prolongado, como o Brunello de Montalcino.

Os bons vinhos feitos com a Sangiovese são ricos em taninos, fortes e encorpados, na sua cor podemos perceber um rubi intenso, no seu gosto e aroma, amarena que é um tipo de cereja, amoras, ameixas, mirtilo, em seus aromas florais podemos encontrar violetas e rosas, além de notas de ervas e especiarias, já nos grandes vinhos envelhecidos a baunilha e o tabaco.

A Sangiovese que já foi muito cultivada na Serra Gaúcha, hoje encontra-se em quantidade reduzida.

Para harmonizar os vinhos tintos menos encorpados, como o Chianti, um bom espaguete à bolonhesa, já os mais encorpados uma boa bisteca de carne.

A Vinícola

A vinícola Leone di Venezia está situada em Morro Agudo na cidade de São Joaquim em Santa Catarina, essa região, que devido a combinação entre o clima ideal e a maturação adequada dos frutos, vem se destacando na elaboração de vinhos finos de altitude. Como o próprio nome sugere, Leone di Venezia, o empreendimento é todo inspirado na região do Vêneto, na Itália, de onde veio a família de Saul Bianco, engenheiro agrônomo e proprietário da vinícola, que tem como slogan produzir “vinhos no estilo italiano no terroir de altitude”.

A vinícola está em uma altitude de 1280 m acima do nível do mar, onde nos cinco hectares de vinhedos se destacam as castas italianas. Os plantios iniciaram em 2008 com mudas importadas, aliando técnicas de preservação ambiental, práticas culturais e a modernas tecnologias na condução da vitivinicultura.
Foram cultivadas 26 diferentes variedades e avaliadas suas características fenológicas e condições de adaptabilidade ao terroir da região, levando em conta principalmente a resistência as doenças, as condições climáticas e naturalmente, a qualidade final dos vinhos produzidos. Atualmente se destacam as tintas Sangiovese, Montepulciano, Refosco Dal Peduncolo Roso, Aglianico, Nero D´avola e Primitivo, e as brancas Gewurztraminer, Garganega, Grechetto, Vermentino e Verdello. Três uvas tintas são cultivadas com paixão. A Rondinela, a Corvina e a Molinara, para a produção de um vinho especial, com uvas apassitadas, no estilo Amarone della Valpolicela.

Um pouco da história da Leone Di Venezia

Itália, final do século XIX, a unificação do estado italiano e a industrialização do país causou uma crise na área da agricultura, a qual incentivou a migração de muitos italianos para o Brasil. Com pouca bagagem, mas carregando sua enorme paixão pelo vinho, a família Bianco instalou-se em uma das colônias de Caxias do Sul/RS.

Guerino Bianco, avô de Saul Bianco – fundador da Vinícola – acompanhou seus pais originários da cidade de Vicenza, Veneto, na grande corrente migratória para o Brasil, onde manteve viva as tradições italianas, sendo uma delas a produção de vinho. Com sua habilidade de trabalhar com madeira, iniciou a produção de pipas e barricas para armazenagem do vinho e que depois, tornou-se uma das mais importante no mercado de recipientes para vinhos da Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul.

A forte ligação da família com a vitivinicultura, levou Saul Bianco a estudar agronomia, com o objetivo de montar sua cantina. Entretanto, antes mesmo de formado, foi convidado a trabalhar em uma grande multinacional onde atuou por 32 anos. Quando aposentado, decidiu retomar o velho e grande sonho de produzir vinhos. Morou um ano na Itália, juntamente com a esposa Alcinita, onde estudou enologia no Centro Regional para a Viticultura e Enologia, em Conegliano Veneto (Treviso).

Há muitos anos morando em Florianópolis e com a recente descoberta das excepcionais condições para a produção de uvas viníferas na Serra Catarinense, foi natural a escolha da região para a implantação dos vinhedos e cantina.







A arquitetura da vinícola foi inspirada no palácio italiano Villa di Maser (1564 – Treviso/Veneto), uma obra prima de Andrea Paládio, arquiteto vicentino, que imprimiu com sua genialidade o estilo construtivo que marca até hoje a arquitetura da Itália.

Informações e fotos obtidos no site da vinícola.

www.leonedivenezia.com.br
Contato:[email protected]
Tel.: (49) 99973-1135 – WhatsApp – (49) 99967-3668

A Vinícola oferece mediante reserva os seguintes serviços para visitantes:

Visita guiada na Vinícola, seguindo todo o processo de elaboração e maturação dos vinhos.
Piquenique

Degustação de 06 importantes vinhos (incluindo o top da vinícola), acompanhado de Bruschettas. Uma viagem de aromas e sabores Italianos na Serra Catarinense.

Entre fevereiro e abril é possível passear nos vinhedos e conhecer as variedades de uvas que amadurecem, no entorno da vinícola.



O Vinho

Leone Di Venezia Sangiovese 2017,

Cor: Um leve vermelho rubi com halos violáceos, límpido e brilhante.
Aroma: com aromas e sabores complexos de amoras pretas, cerejas, violeta, baunilha e chocolate. Revelando sua passagem por carvalho, onde estagiou por 8 meses.

Paladar: Na boca, revela sua passagem pelo carvalho, com corpo médio, mas com uma estrutura elegante e harmônica, com taninos ainda vivos, mas maduros e um longo final de boca.
Teor Alcoólico: 13,5%
Harmonização: Harmoniza com assados de carnes leves, molhos suaves, lasanhas e queijos.
Consumir preferencialmente: 17 a 19º C

Informações Gerais: A uva sangiovese, originaria da toscana teve ótima adaptação em São Joaquim a 1280 metros de altitude, cultivada na Leone di Venezia.
As uvas foram colhidas em meados de abril, com ótima maturação e sanidade, vinificadas em pureza por 11 dias. Após a malolática, o vinho permaneceu oito meses em barricas de carvalho de segunda passagem.





Vinho degustado durante a apresentação da Vinícola Leone Di Venezia pelo Enólogo e proprietário Saul Bianco na ABS- Rio.





ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]