Câmara de Campos inicia testes para sessões virtuais
15/04/2020 20:26 - Atualizado em 15/04/2020 23:01
A Câmara de Campos, com as atividades suspensas desde o dia 20 de março, devido à pandemia do novo coronavírus, iniciou nesta quarta-feira (15) a fase de teste para iniciar as sessões on-line. De acordo com o presidente da Casa, Fred Machado (Cidadania), mais uma etapa de ajustes será realizada nesta quinta-feira (16) e existe a possibilidade de a primeira sessão virtual já acontecer na próxima semana.
— Nós iriamos trabalhar com uma plataforma, estávamos com tudo adiantado, mas tivemos que mudar todo planejamento. A Anvisa nos informou que aconteceram falhas com a utilização da mesma plataforma no dia 6 e, então, começamos tudo do zero. Hoje (quarta) fizemos uma reunião na Câmara para testar a nova plataforma e tem outra para amanhã (quinta). Alguns vereadores estiveram na Casa, mantendo o distanciamento e todos as medidas de prevenção e ficamos satisfeitos. Os vereadores Ivan Machado (PDT) e Joilza Rangel (DEM) até chegaram a interagir com a gente, estando nas suas residências — explicou Fred.
A questão legal é outra que ainda impede a retomada dos trabalhos de forma mais rápida. “Nosso regimento não prevê as sessões virtuais. Teremos que marcar uma sessão presencial para aprovar esse projeto de resolução. Nossa ideia é que, em comum acordo, participem da sessão presencial 13 vereadores, que não estão no grupo de risco, para que a gente possa aprovar o projeto. Isso pode ser já na próxima semana. Aprovando o projeto de resolução, a gente já abre a sessão virtual com a participação de todos”, explicou o presidente da Câmara.
Fred explicou ainda que as sessões foram suspensas, assim como o trabalho interno, como forma de prevenção ao novo coronavírus, respeitando os decretos municipais. O presidente da Casa ainda explicou que existia o interesse de uma ação conjunta dos vereadores, utilizando recursos do Legislativo para um trabalho voltado à população neste momento de pandemia. No entanto, uma recomendação do Ministério Público aconselhou que a Câmara não criasse despesas diferentes do orçamento executado em 2019.
— A Câmara não está parada. Muitos citam que em Macaé foi mais rápida essa adaptação, mas lá essa questão da sessão virtual já era prevista. Em São João da Barra, as sessões aconteceram uma vez por semana, mas agora, com o decreto de calamidade, o trabalho foi suspenso. Cada cidade vive uma realidade. Nós, aqui em Campos, não tivemos nenhum projeto de urgência enviado para ser analisado — concluiu Fred.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]