Grupo governista lança seis frentes na disputa à Câmara em SJB
04/04/2020 10:21 - Atualizado em 04/04/2020 10:22
O grupo governista, que apoia a prefeita e pré-candidata à reeleição Carla Machado (PP), vai ter 84 candidatos a vereador, divididos em seis frentes partidárias — PP, PL, PSDB, DEM, Cidadania e PT. Na disputa majoritária, a aliança contará com mais quatro partidos, Avante, SD, DC e PCdoB. No diário oficial deste sábado (4), membros do primeiro e segundo escalão do governo já foram exonerados para cumprir o determinado pela legislação eleitoral. Vereadores de mandato, da base governista, também aproveitaram a janela partidária para trocar de legenda em busca da reeleição. Alex Firme (PP) e Caputi (Podemos) não vão tentar um novo mandato.
Na Câmara, o presidente, Aluizio Siqueira, continua no PP. Quem chega no PP é Sônia Pereira, depois de conquistar dois mandatos pelo PT. Elísio Rodrigues trocou o PDT pelo PL. Ainda no mandato, Alan de Grussaí saiu do PSDB e foi para o Cidadania. Ronaldo da Saúde também foi para o Cidadania, deixando sua antiga legenda, o Pros.
Três secretários do governo Carla Machado também se filiaram a partidos com a intenção de ser candidatos a vereador. Daniel Damasceno (PP) sai da Educação. Joice Pedra (PL) sai do Meio Ambiente e Analiel Vianna (Cidadania), deixa a Pesca. Entre subsecretários e coordenadores, também deixam os cargos para tentar uma vaga na Câmara Glauber Toledo (subsecretário de Pesca), Junior Monteiro (subsecretário de Turismo), Magno Siqueira (coordenador geral de Obras), João Filiphe Amaral (coordenador da Juventude), Heloísa Mendonça (coordenadora de projetos da Educação), Pedro Bastos (coordenador de Atenção Básica), Luis Teixeira (subcomandante da Guarda Municipal).
No total, foram 68 portarias, entre nomeações e exonerações publicadas no diário oficial (aqui). “Não vamos substituir os subsecretários de Turismo e de Pesca, também não vamos substituir, por enquanto, ninguém para coordenação da Juventude. Isso reforça as medidas de economia que estamos adotando neste momento de queda de arrecadação e também de enfrentamento ao coronavírus. Nas nossa nominatas, serão 84 candidatos, mas temos mais de 100 com interesse em entrar na disputa e não há problema com relação ao número de mulheres na legenda. Nosso planejamento é para conquistar entre sete e oito cadeiras (o município tem nove)”, disse Carla Machado.
Entre os nomes do primeiro escalão, Daniel e João Filiphe, que são servidores do município, foram nomeados com funções gratificadas (FG) e terão de desincompatibilizar somente 90 dias antes do pleito, por ora, marcado pra 4 de outubro.
Novos secretários — Na Educação, assume a pasta Angélica Rodrigues. Marcela Toledo deixa a Agricultura e passa para o comando do Meio Ambiente. No lugar de Marcela, assume a Agricultura Carlos Wagner Barros de Souza. Na Pesca, Saul Oliveira. No Transporte, que o vereador Elísio comandou enquanto esteve licenciado da Câmara, quem assume é José Eduardo de Aquino Carvalho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]