Oposição em SJB lança, no mínimo, cinco frentes na disputa pela Câmara
03/04/2020 19:45 - Atualizado em 03/04/2020 19:47
Grupos políticos articulam pré-candidaturas em SJB
Grupos políticos articulam pré-candidaturas em SJB
O tabuleiro político de São João da Barra está movimentado, ao menos nos bastidores, nestas últimas horas para filiação partidária (o limite é este sábado, 4 de abril) dos pretensos candidatos no pleito que, por ora, está mantido para 4 de outubro. De um lado tem o grupo da prefeita Carla Machado (PP) e do outro os de quatro pré-candidatos a prefeito: Emilson Amaral; Márcio Nogueira; Otávio Carvalho e Renê Fernandes Azeredo. A expectativa é que no apoio a esses nomes saiam, no mínimo, cinco frentes partidárias com candidatos a vereadores. Vale lembrar que a eleição deste ano é a primeira que não permite coligações na disputa proporcional, dificultando, e muito, o trabalho de articulações para nominatas.
Vereadores de oposição da atual bancada, Eziel Pedro (que era do MDB) e Franquis Areas (até então no PL) foram para o PSC, partido do governador Wilson Witzel e do deputado estadual Bruno Dauaire. Filho do ex-prefeito Betinho Dauaire, bruno tem seu nome aventado como possível peça no tabuleiro, mas não há sinal de lançar candidatura neste ano. A tendência é que o PSC caminhe com o grupo de Emilson. O radialista, aliás, trabalha com uma aliança de três partidos, podendo chegar a cinco. E desses, dois já estão com as nominatas articuladas. Por ora, Emilson prefere não revelar os partidos que compõem a sua aliança.
O Podemos, partido do pré-candidato a prefeito Márcio Nogueira, já está com nominata alinhada. Para a disputa majoritária, o grupo do empresário, radicado há anos em Atafona, ainda articula alianças para outubro.
Já o pré-candidato Otávio Carvalho afirmou que o seu grupo tem nominata formada para o PMN, partido no qual ele também é filiado e mantém pré-candidatura a prefeito. Também existem conversas para alianças visando a eleição majoritária.
No Patriota, a relação de pré-candidatos a vereador “está completa e com reserva”. Foi o que afirmou o pré-candidato a prefeito pelo partido, o empresário Renê Fernandes. Ele disse ainda que articula com outros partidos para disputa majoritária e não descarta que seu grupo tenha mais de uma legenda habilitada para disputa à Câmara.
Com duas nominatas no grupo de Emilson e pelo menos uma de cada um dos outros pré-candidatos, a oposição pretende ir para disputa à Câmara no próximo pleito com pelo menos cinco frentes. Como cada partido tem de apresentar 14 nomes, são, por ora, 70 pré-candidatos a vereador na oposição sanjoanense. E ainda não foi revelado o número de frentes que o grupo governista vai lançar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]