Ponto Final - Proposta de redução
- Atualizado em 20/03/2020 22:44
Proposta de redução
Em resposta ao pacote de medidas anunciado pelo governo federal, que flexibiliza as relações entre patrões e empregados, abrindo espaço para que a jornada e o salário possam ser reduzidos em até 50%, o deputado federal Wladimir Garotinho (PSD) lançou um desafio para que os Três Poderes façam o mesmo. Segundo Wladimir, a bancada do PSD na Câmara elabora a proposta para que os salários dos deputados sejam reduzidos pela metade. A postagem com o desafio foi feita ontem, nas redes sociais, e tinha mil interações. “Daremos o exemplo primeiro antes de sacrificar o trabalhador que já ganha tão pouco”, disse Wladimir.
Pacote do governo
Na última quarta-feira, a equipe econômica do governo Jair Bolsonaro propôs medidas com objetivo de atenuar a crise gerada pela epidemia do Covid-19, e que incluem a redução proporcional de salários e da jornada de trabalho. Segundo o governo, as medidas fazem parte de um pacote para evitar demissões devido à queda na atividade econômica que já é observada no país, mas que deve se agravar nas próximas semanas, devido ao coronavírus. De acordo com a área econômica, a proposta não altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) mas fará uma flexibilização dela.
Prazo de validade
A intenção seria para uma mudança temporária e valeria apenas durante a crise do coronavírus. Além disso, seriam aplicadas mediante acordo entre empregadores e funcionários. As medidas podem ser propostas por meio de um projeto de lei, que para ter validade precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional, ou via Medida Provisória, que tem validade imediata, mas que precisa ser confirmada pelo Congresso em até 120 dias para não perder seus efeitos. A forma como as medidas serão tratadas será debatida com o Congresso.
Sem sair de casa
O blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, hospedado no Folha 1, fez um levantamento apontando que, em virtude da pandemia do coronavírus, alguns dos principais restaurantes de Campos suspenderam as suas atividades, passando a trabalhar somente em sistema de delivery, que será reforçado para atender a demanda e terá cardápio diferenciado. O ideal é que todos fiquem em casa, sobretudo os que se enquadram no grupo de risco, mas isso não significa que não poderá ter acesso aos serviços gastronômicos da rede da cidade.
Opções
Na quinta-feira, o empresário Breno Romano anunciou a suspensão das atividades do Romano e do Speciale, passando a trabalhar somente com delivery. O restaurante Secreto também suspendeu sua operação, funcionando somente agora com entregas. O Bento também suspendeu, desde ontem, suas atividades, assim como o Seu Evaldo. Todos os restaurantes citados comunicaram a decisão em suas redes sociais na noite de quinta. O Baby Beef fechou, nesta quinzena, a unidade da Formosa, onde terá delivery, e manteve aberta a loja da Pelinca.
E mais
O Potenza anunciou ontem a suspensão de suas atividades e está atendendo no delivery. O Fratello anunciou, há três dias, a suspensão de suas atividades e está operando em delivery. A hamburgueria Sem Frescura anunciou, ontem, que suspendeu as atividades de suas duas lojas, em Campos e Cabo Frio, e operará somente no delivery. Até o fechamento desta edição, as redes sociais dos demais restaurantes, considerados entre os principais de Campos, não informavam ainda sobre a possibilidade de suspensão de atividades.
Sem abuso
O Procon de São João da Barra realizou diligências de fiscalização, orientação e monitoramento dos preços em farmácias, supermercados e demais estabelecimentos que comercializam álcool gel e líquido, máscara de proteção, luvas entres outros produtos relacionados à prevenção ao coronavírus. O objetivo foi combater possíveis práticas abusivas, como aumento injustificado dos valores cobrados nesse momento de pandemia. Todas as farmácias na área central do município e em Mato Escuro, farmácias e comércios em Barcelos e no Açu haviam sido visitadas. Segundo o Procon, nenhuma irregularidade foi encontrada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS