Bispo Dom Roberto e cantor Dom Américo apresentam melhoras
Aluysio Abreu Barbosa - Atualizado em 14/03/2020 14:32
Bispo deixa UTI
O bispo emérito de Campos, Dom Roberto Gomes Guimaraes, e o cantor Osvaldo Américo Ribeiro de Freitas, o Dom Américo, apresentaram melhoras em seus quadros clínicos ontem. Dom Roberto, de 84 anos, saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o quarto. Ele havia passado por um cirurgia no Hospital da Unimed, onde continua internado, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no último dia 26 de fevereiro. De acordo com os exames, todas as taxas estão normalizadas. O cirurgião que realizou o procedimento já havia informado que o resultado foi positivo, transcorrendo dentro do esperado pela equipe médica.
Dom Américo reage bem
Já Dom Américo, de 69 anos, está reagindo ao tratamento e está acordando aos poucos dos sedativos, de acordo com informações do filho do artista, o também cantor Apollo Ramidan. Osvaldão, como também é conhecido, foi internado no Hospital Geral de Guarus (HGG) após sentir intensa falta de ar durante a madrugada do último dia 2. Ainda segundo Apollo, a previsão dos médicos é de retirar o tubo respirador até a próxima segunda-feira, já que seus pulmões estão respondendo bem ao tratamento.
Filho do artista agradece
Os exames do cantor também apresentaram melhoras nos resultados, além da parte respiratória e cardíaca. O filho de Dom Américo tem agradecido o carinho dos campistas pelo pai e pede que as orações continuem: “Deus está ouvindo as nossas preces. Meu pai ama a vida e irá superar tudo isso. Vamos continuar nossas orações”, disse Apollo. Muito popular, Dom Américo faz parte da história de Campos e colaborou para a projeção de boa parte dos músicos da cidade. O músico se apresentou durante o Carnaval na praia do Farol de São Thomé.
Na ANP
Os deputados federais Wladimir Garotinho (PSD) e Clarissa Garotinho (PROS), respectivamente presidente e membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Produtores de Petróleo da Câmara dos Deputados, participaram de uma audiência com técnicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP) ontem. Diante da atual crise do petróleo mundial, os parlamentares foram levantar informações e prognósticos sobre a arrecadação, para os próximos anos, de royalties e participações especiais do Estado do Rio de Janeiro e dos municípios produtores, como Campos.
Cenário
Alguns fatores estão atualmente forçando a queda do preço médio anual do barril do petróleo (Brent), de 60 para cerca de 40 dólares. Entre eles, o aumento de produção da Arábia Saudita, após disputa comercial envolvendo Rússia e membros da Opep (Organização dos Países Ex-portadores de Petróleo). Um segundo fator é a crise na economia mundial gerada pela pande-mia de coronavírus. O cenário pouco otimista apresentado pelos técnicos da ANP reforçou ainda mais a necessidade de o Supremo Tribunal Federal derrubar, no julgamento marcado para o dia 29 de abril, os efeitos da Lei 12.734/12.
Partilha
A legislação, suspensa temporariamente após liminar da ministra do STF Cármen Lúcia em 2012, prevê o aumento de recursos para estados não produtores, em detrimento dos produtores, a chamada partilha dos royalties. A Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Produtores de Petróleo vem conversando com autoridades para derrubar a Lei 12.734/12. De acor-do com dados disponíveis pelo site da ANP, se a lei for mantida, o Estado do Rio perderá, em um prazo de cinco anos, cerca de 39% de arrecadação de royalties e participações especiais. Os municípios fluminenses, 53%.
Resiliência
A Firjan elaborou o “Programa de Apoio à Resiliência Produtiva” com propostas para a manutenção da saúde financeira das empresas e para a preservação dos postos de trabalho por conta dos impactos do coronavírus. O documento será encaminhado ao governo federal. A Federação pede a prorrogação do prazo para pagamento dos tributos federais, diante da dificuldade das empresas na geração de fluxo de caixa. Entre esses impostos estão o PIS, Cofins, IPI, Simples Nacional, IRPJ e CSLL lucro presumido. A Firjan pede também a ampliação imediata de linhas de crédito do BNDES para pequenas e médias empresas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS