Garotinho vai ao STF tentar reverter inelegibilidade
- Atualizado em 07/03/2020 21:14
Garotinho aciona STF
O ex-governador Anthony Garotinho pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (6), que seja suspensa a decisão que o deixou inelegível por oito anos devido à condenação por improbidade administrativa. O ministro Ricardo Lewandowski analisará o pedido, podendo decidir sozinho ou acionar o plenário. Não há prazo para definição. Apesar de dizer há muito tempo que seria pré-candidato em Campos, só agora Garotinho acionou a Justiça buscando reverter a situação, o que possibilitaria sua participação no próximo pleito.
Vitória da cultura (I)
A classe cultural de Campos teve uma conquista importante na manhã de ontem. Em reunião ordinária do Conselho Municipal de Cultura (Comcultura), no Museu Histórico, com a presença do superintendente municipal de Entretenimento e Lazer, Hélio Nahim, ficou definido que a decisão final sobre a realização de eventos no Jardim do Liceu deixará de ser do Entretenimento e Lazer, passando para a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Segundo o presidente do Comcultura, Marcelo Sampaio, falta apenas a publicação de um decreto por parte da superintendência para que a mudança entre em vigor.
Vitória da cultura (II)
É antiga a preocupação de produtores culturais e pessoas ligadas à preservação patrimonial com o estado de conservação do coreto do Jardim do Liceu. Nos últimos anos, o espaço vem recebendo diversos shows, integrantes das programações de festivais de cerveja artesanal e outros eventos. “Considerei muito produtiva a ida do Helinho Nahim à reunião. Entre outros assuntos abordados, ficou decidido que a palavra final sobre os eventos no Jardim do Liceu será da Fundação Cultural. Quando for efetivada esta decisão, tenho certeza que o uso do espaço será mais consciente”, afirmou Marcelo Sampaio.
Candidatura própria
Em seu blog hospedado na Folha 1, o secretário de Comunicação do PT de Campos, Gilberto Gomes, afirmou que o diretório municipal não recebeu bem informações veiculadas sobre a possibilidade de o partido abrir mão da candidatura própria para compor determinada coligação. “Ao que parece, tem muita gente interessada no peso eleitoral que a sigla representa e tentam emplacar diferentes versões sobre o posicionamento do partido. O PT não abrirá mão de sua candidatura e da sólida plataforma que vem construindo de forma coletiva para o município”. Gilberto anunciou, ainda, a visita de executiva estadual para reafirmar a candidatura, que tem três nomes cotados: Odisseia Carvalho, Zé Maria Rangel e Helinho Anomal.
Visita a SJB
O secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, esteve em São João da Barra, na sexta-feira, e foi recebido pela prefeita Carla Machado no Porto do Açu. Na ocasião, ela entregou um dossiê contendo cópia do decreto de Situação de Emergência no município em virtude do rompimento do dique São João, de inundações e alagamentos ocasionados pelas chuvas; parecer técnico das ações realizadas pela Defesa Civil e solicitações de urgência para minimizar os impactos sociais, econômicos e ambientais.
Avaliação de riscos
“Estamos solicitando ao Governo do Estado uma avaliação de riscos hidrológicos e tecnológicos dos diques que fazem a contenção do rio Paraíba no trecho que compreende Barcelos até a sede, com o objetivo de executar projeto de restabelecimento, em decorrência da ruptura do dique São João, devido ao grande volume de água que o rio está recebendo, decorrente dos elevados índices pluviométricos”, disse Carla Machado. Segundo Côrtes, o governador Wilson Witzel determinou atenção especial ao assunto. O secretário informou que será feito investimento imediato, inclusive proveniente de acordo em termo de compensação de investimentos do Porto do Açu, em torno de R$ 3 milhões. Também prometeu a disponibilização de estrutura necessária para ajudar na situação que atinge a população.
Charge do dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS