Pré-candidatos têm até sexta para trocar domicílio eleitoral
28/03/2020 08:29 - Atualizado em 08/05/2020 18:09
Quem pretende mudar de domicílio eleitoral ou tirar o primeiro título para concorrer nas eleições municipais deste ano deve requerer a transferência do título ou o alistamento até a próximo sexta-feira. Para agendar o atendimento presencial, que se encontra restrito exclusivamente para situações urgentes, devido à pandemia da Covid-19, o cidadão deve enviar um e-mail para [email protected], até as 23h59 do dia 3 de abril. A regra foi estabelecida pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Cláudio dell’Orto.
Na mensagem eletrônica deverão constar os seguintes dados: nome completo; nome social, se for o caso; filiação (mãe e pai); data de nascimento; número de inscrição eleitoral, no caso de transferência; endereço completo do domicílio eleitoral para o qual pretenda ser inscrito eleitor; telefone de contato; e-mail. O requerente será então alertado, por contato telefônico e pelo e-mail fornecido, sobre dia e horário que deverá comparecer ao cartório eleitoral para efetivar o alistamento, revisão ou transferência.
Na data marcada, o pré-candidato deverá apresentar a documentação necessária, como carteira de identidade e comprovante de residência no município por pelo menos três meses. A legislação eleitoral impõe ainda, como pré-requisito para a operação no cadastro eleitoral, que o cidadão esteja quite com a Justiça Eleitoral e não tenha realizado operações de transferência do domicílio eleitoral ou alistamento nos últimos 12 meses.
A Lei das Eleições (Lei 9.504/97) determina que, para concorrer nas eleições, o cidadão deve possuir domicílio eleitoral na circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS