Acesso restrito a prédios do Legislativo
Arnaldo Neto 17/03/2020 08:32 - Atualizado em 08/05/2020 17:52
Câmara Municipal de Campos
Câmara Municipal de Campos / Genilson Pessanha
As sessões nas câmara de vereadores de Campos e São João da Barra serão sem público, a partir desta terça-feira (17). As medidas foram anunciadas nessa segunda (16) e já passam valer, sem prazo para fim, devido à pandemia do coronavírus. A ação é protetiva, levando em conta que os municípios não têm nenhum caso confirmado de infecção — em SJB, não há sequer suspeita. Já em Macaé, houve recomendação para que ninguém vá assistir a sessão. Além disso, como alguns parlamentares estão no grupo de risco, as próximas medidas estão em análise.
Na Câmara de Campos, o ato executivo com todas as determinações foi publicado em Diário Oficial e as medidas já entram em vigor nesta terça. A sessões solenes, bem como de demais eventos que envolvam aglomeração de pessoas no âmbito do edifício-sede e anexos Legislativo. Durante a realização das sessões ordinárias e extraordinárias, e das reuniões das comissões, o acesso ao respectivo local de realização ficará restrito aos Parlamentares e ao corpo técnico estritamente necessário à realização das mesmas.
Em SJB, o acesso também será restrito aos parlamentares e funcionários da Casa e da imprensa. As medidas serão válidas por 30 dias, podendo ser prorrogadas. De acordo com o presidente do legislativo, Aluizio Siqueira (PP), as medidas tomadas seguem orientação do Ministério da Saúde para evitar a aglomeração de pessoas, o que reduz a possibilidade de novos contágios. “Embora o nosso município não tenha caso confirmado da doença, precisamos trabalhar a prevenção, como estão fazendo os demais órgãos públicos e diversas entidades”, disse Aluizio.
Em Macaé, o presidente da Câmara, Dr. Eduardo Cardoso (Cidadania) disse que não proibiu, mas solicitou que a população evite frequentar o prédio. “Foram liberados os servidores acima de 60 anos e temos cinco parlamentares nesta condição, entre as pessoas em risco. Vou conversar com uma infectologista e qualquer decisão será tomada com respaldo técnico”, afirmou.
Nos três municípios, as sessões são transmitidas em tempo real pela internet.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS