Circulação perigosa a caminho de São João da Barra
Arnaldo Neto 21/03/2020 20:32 - Atualizado em 05/05/2020 20:07
Barreira encontrou até família de mudança para SJB
Barreira encontrou até família de mudança para SJB / Divulgação
As prefeituras da região estão tomando medidas sérias de enfrentamento ao coronavírus. Campos, São João da Barra e São Fidélis, por exemplo, já determinaram inclusive o fechamento do comércio, a partir de segunda-feira, com raras exceções. Em SJB, inclusive, uma barreira foi montada para checar a procedência das pessoas que chegam ao município e orientar sobre os riscos da doença e enviar os casos suspeitos para quarentena, mas com caráter mais educativo. Ainda assim, neste fim de semana, muita gente está contrariando as normas e seguindo para o litoral sanjoanense, colocando em risco de colapso o município, que já tem quatro casos suspeitos da Covid-19, além de 56 pacientes em quarentena. Até família levando a mudança foi parada pela barreira. Vale o alerta de que não é verão, nem carnaval. “Fugir” para praia não é o melhor caminho e o mundo já tem exemplo disso.
— Nosso município se encontra com quatro casos suspeitos, três deles provenientes de Rio de Janeiro e um contato com uma paciente suspeita de Rio de Janeiro, todos estáveis com sintomas leves. Não temos casos de transferência dentro do município entre pacientes. Estamos aderindo medidas de controle e fiscalização desde o início da pandemia — afirmou a secretária de Saúde de SJB, Arleny Valdes Arias.
Como mostra matéria do portal Uol, no dia 11 de março, quando Madri tinha 1.024 casos confirmados da Covid-19, creches, escolas e universidades foram fechadas na região, que despontava como a mais afetada da Espanha. A medida foi tomada antes que o presidente Pedro Sánchez decretasse o estado de emergência no país, em 14 de março, estabelecendo uma quarentena de duas semanas. Nesse intervalo de três dias, muita gente seguiu para o litoral. E o resultado foi a chegada do coronavírus à praia, aumentando o risco de contaminação.
O exemplo alerta que a movimentação no litoral pode ser perigosa, fazendo com que o vírus chegue ao município e leve a um colapso. De acordo com o secretário de Segurança Pública de SJB, Anderson Campinho, o movimento na BR 356 tem sido intenso. “Ontem (sexta-feira, 20) e hoje (sábado, 21) o movimento está bem parecido com período de verão e carnaval. São muitas famílias vindo até de outros estados, como Espírito Santo e até de Goiânia. A gente faz nosso trabalho de orientação, mas é preciso consciência das pessoas”, disse Campinho.
A prefeita Carla Machado (PP) destaca que o município é turístico, mas em um momento de pandemia como este é melhor que todos fiquem em casa. “É importante neste momento que todos fiquem em suas casas para que possamos diminuir os impactos dessa pandemia. São João da Barra é um excelente destino turístico e sempre esteve de portas abertas para receber a todos. Mas este momento pede cautela. Estamos acompanhando de perto nossos casos suspeitos e os pacientes de quarentena e quanto menos pessoas circularem pelo município neste momento, mais rápido vamos conseguir achatar a curva de crescimento da Covid-19, evitando o colapso da nossa rede de saúde”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS