Rio das Ostras confirma os dois primeiros casos de coronavírus
29/03/2020 09:28 - Atualizado em 02/04/2020 16:32
Prefeitura confirmou os casos
Prefeitura confirmou os casos / Divulgação
Na noite desse sábado (28), Rio das Ostras confirmou os dois primeiros casos de coronavírus no município, registrados por vínculo epidemiológico. As duas pessoas, mãe e filho, já estão em isolamento domiciliar e receberam a visita de uma equipe da Vigilância Epidemiológica que prestou as orientações necessárias e os cuidados que devem ser tomados a partir de agora.
A confirmação veio por conta de um resultado positivo de uma senhora de 70 anos, moradora de Itaboraí e mãe e avó das duas pessoas infectadas, que veio visitar a filha e o neto, moradores de Rio das Ostras, e permaneceu em contato com a família por um período de uma semana. Essa senhora deu entrada no Pronto-Socorro, no último dia 23 de março, com sintomas gripais e foi encaminhada para o Hospital de Araruama. Em seguida, ela foi transferida para o Rio de Janeiro, onde foi confirmada a contaminação.
É importante frisar a importância do isolamento social. As pessoas devem ficar em casa e evitar a circulação na rua. Saiam de casa somente se necessário.
Medidas preventivas – A atual administração municipal tem decretado medidas preventivas contra a pandemia do coronavírus para garantir a qualidade de vida da população. Dentre essas medidas, estão o controle de circulação da população e, em parceria com o Poder Legislativo, a redução de despesas de custeio dos dois poderes. O objetivo dessas ações é dispor recursos, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, para mais investimentos nessa área. Está previsto a contratação emergencial de profissionais que vão atuar nas ações contra o Covid-19 e nas barreiras sanitárias que serão implantadas nas entradas do município para procurar conter ainda mais a circulação do vírus no município.
Recomendação – Profissionais da Saúde de Rio das Ostras continuam atentos e seguindo com o Plano de Contingência ao Coronavírus, no intuito de acolher e identificar, precocemente, os casos suspeitos que possam surgir no Município.
É importante que a população fique em casa e saia somente se necessário. Além disso, devem ficar atentos aos dados oficiais dos órgãos competentes, a Secretaria de Estado e Ministério da Saúde. Os dados do município estão sendo disponibilizados no portal oficial.
Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras
%MCEPASTEBIN%

ÚLTIMAS NOTÍCIAS