Cidades do Norte e Noroeste Fluminense registram 253 casos suspeitos de Covid-19
Camilla Silva 28/03/2020 09:01 - Atualizado em 02/04/2020 16:30
Subiu para dois os casos confirmados e 253 o número de suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) nos municípios do Norte e Noroeste Fluminense até a noite  deste sábado (28). O novo caso confirmado ocorreu em Macaé. Antes, apenas Campos tinha um paciente com resultado positivo para doença. Na sexta-feira (27), os dados apontavam um caso confirmado e 223 suspeitas na região. Os municípios que apresentaram aumento no número de pacientes com suspeita foram Macaé, Itaperuna, Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
Na noite de sexta, a Prefeitura de Macaé informou o registro do primeiro caso positivo para coronavírus. "Por questões de sigilo e respeito ao paciente, nenhuma informação quanto a sua identidade será divulgada", disse. Em Campos, outro caso foi confirmado na última segunda (23). Segundo a secretaria de Saúde, o paciente diagnosticado foi uma convenção em São Paulo entre os dias 9 e 13 de março e começou apresentar os sintomas no dia 15.
O número de casos suspeitos também subiu. Em Itaperuna, foram registrados mais nove casos suspeitos, na noite de sexta-feira, chegando a 88 na cidade. A secretaria municipal de Saúde informou que 14 exames foram realizados e dois deles deram negativos para Covid-19. Todos os pacientes com suspeita da doença estão em isolamento domiciliar, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e sendo monitorados.
Neste sábado, o Centro de Triagem do Doente por Coronavírus de Macaé realizou, até às 17h30, 83 atendimentos. "Foram notificados 15 casos com síndrome gripal e orientados para isolamento domiciliar. Uma pessoa foi transferida para o Hospital Público Municipal (HPM)", informou o município. Com a nova atualização, o município chega a 90 casos suspeitos, maior número da região.
Campos soma 16 casos suspeitos da doença e um confirmado até a noite deste sábado. O boletim foi divulgado pelo departamento de Vigilância em Saúde do município.
Municípios com população pequena também registram casos suspeitos
Em São Francisco de Itabapoana, a Secretária Municipal de Saúde notificou um novo caso suspeito para o novo coronavírus, em um paciente do sexo masculino, com 69 anos de idade. "O paciente encontra-se internado, em regime de isolamento, no Hospital Manoel Carola e o material para análise laboratorial está sendo encaminhado para o Laboratório Central Noel Nutels - LACEN, no Município do Rio de Janeiro", informou. Com essa nova notificação, os dados no município são de quatro suspeitas.
São João da Barra informou, neste sábado, que possui atualmente oito casos suspeitos de coronavírus. Cinco estão em isolamento domiciliar e três seguem internados. Todos aguardaram resultados de exames que poderão confirmar ou não a doença.
"Deste total, uma encontra-se na Unidade de Pacientes Graves (UPG) da Santa Casa do município e permanece entubada. Duas pacientes estão no Centro de Combate ao Coronavírus, sendo que uma foi identificada pela barreira sanitária e orientada à quarentena domiciliar. Após o acompanhamento médico, a Secretária de Saúde optou pela transferência para o Centro de Combate ao Coronavírus, onde está em observação apresentando quadro bom e estável. Por ter ficado em isolamento a partir da barreira sanitária, evita esta paciente o contágio de outras pessoas caso o diagnóstico de coronavírus se confirme. Outra paciente que se encontra no Centro de Combate ao Coronavírus é uma gestante que apresenta sintomas leves", completou.
Outras cidades da região que monitoram casos suspeitos são: Bom Jesus do Itabapoana (15); São Fidélis (9); Santo Antônio de Pádua (6); Miracema (6); Cardoso Moreira (2); Aperibé (2); Italva (2); Carapebus (2); Varre-Sai (1); Porciúncula (1); Cambuci (1).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS