Doação de sangue: Ministério da Saúde amplia cadastro e Hemocentro suspende funcionamento aos domingos em Campos
Verônica Nascimento 27/03/2020 18:34 - Atualizado em 02/04/2020 16:24
Equipe do Hemocentro faz apelo por doações
Equipe do Hemocentro faz apelo por doações / Divulgação - Supcom
Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde orienta à população que as doações de sangue devem continuar acontecendo neste momento em que o país registra casos e óbitos de coronavírus. Em função da redução drástica de doações, o Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado, em Campos, temporariamente não funcionará aos domingos.
O alerta do Ministério da Saúde é que casos de pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo e, por isso, o consumo de sangue é diário e contínuo. A pata informou que iniciará parceria para ampliar o cadastro de doadores.
Já o Hemocentro Regional informou ontem que, nas próximas semanas, funcionará de segunda a sábado, de 7h às 18h, e não, temporariamente, não abrirá aos domingos.
“A medida, que passa a vigorar já a partir deste domingo e é em função da baixa presença de doadores. Nos últimos dias, a média foi de dez captações diárias, devido às orientações para as pessoas ficarem em casa, por causa do coronavírus. Vale ressaltar que o estoque continua muito baixo, atendendo apenas emergência vermelha”, informou o Hemocentro por nota.
A direção do banco de sangue ainda informou que, “tão logo a pandemia acabe e a sociedade comece a retomar o ritmo normal de atividades, a unidade voltará a abrir aos domingos” e reforçou que, “mesmo com o atual quadro, os doadores devem continuar colaborando para manter os estoques em níveis aceitáveis”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS