Após reunião com Sincomércio, Prefeitura de Itaperuna decide por manter comércios fechados
Virna Alencar 27/03/2020 17:39 - Atualizado em 02/04/2020 16:23
Prefeitura de Itaperuna
Prefeitura de Itaperuna / Divulgação
Em resposta à carreata organizada por um grupo de comerciantes, o prefeito de Itaperuna Marcus Vinicius de Oliveira e o Procurador Geral do Município, advogado Vitor Meireles, se reuniram nesta sexta-feira (27), na Fundação Universitária de Itaperuna, com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Edmilson Ladeira, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e comerciantes para definirem sobre uma possível flexibilização das medidas restritivas relacionadas ao isolamento social e reabertura dos comércios na cidade. Após cerca de duas horas de reunião, ficou definido o cumprimento do decreto para combate ao coronavírus, até novo pronunciamento do governador Wilson Witzel, previsto na próxima segunda-feira (30). A cidade apresenta o maior número de casos suspeitos na região Norte e Noroeste chegando a 79 casos. 
Na oportunidade, o prefeito justificou a decisão e declarou: "Usamos o bom senso, sabemos do caos financeiro, mas também sabemos da necessidade pública da saúde. Então, ficou decidido que iremos aguardar, até segunda-feira, um decreto do governo estadual para juntos marcarmos outra reunião para fazermos de tudo na terça-feira e reabrirmos nosso comércio, mas com proteção especialmente aos nossos idosos, grupo de risco do coronavírus", disse.
O Procurador Geral do Município informou que, durante o encontro, o Ministério Público encaminhou recomendação para que o município aguarde a manifestação do governo do estado.
"A questão da saúde antecede a qualquer questão financeira, só que também chegou no momento em que a questão do comercio está implicando na saúde em diversos aspectos da população. Mediante a este anseio, o prefeito veio buscar uma ponderação, um meio termo, uma viabilidade, se é que existe, do comércio voltar a funcionar, consideradas todas as restrições e medidas que possam impedir o contágio e a proliferação do vírus. Vamos aguardar o posicionamento do estado, que já se manifestou no sentido de flexibilizar a reabertura de alguns tipos de comércio. Foi muito importante essa reunião para ouvir os presidentes dos sindicatos, representantes de classes, dos empresários, e as sugestões foram ouvidas", informou.
Diante de uma possível reabertura, os comércios funcionarão com redução de duas horas, de 9h às 17h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS