Cidades do Norte e Noroeste Fluminense registram 226 casos suspeitos de Covid-19
Virna Alencar 27/03/2020 14:26 - Atualizado em 02/04/2020 16:22
Teste coronavírus
Teste coronavírus / Divulgação
Subiu para dois os casos confirmados e 226 o número de suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) nos municípios do Norte e Noroeste Fluminense nesta sexta-feira (27). Até o início da noite dessa quarta-feira (25), os dados apontavam um caso confirmado e 191 suspeitas na região. O novo caso confirmado ocorreu em Macaé. Antes, apenas Campos tinha um paciente testado positivo para doença.
Na noite de sexta, a Prefeitura de Macaé informou o registro do primeiro caso positivo para coronavírus. "Por questões de sigilo e respeito ao paciente, nenhuma informação quanto a sua identidade será divulgada", disse. No mesmo dia, o Centro de Triagem do Doente por Coronavírus realizou 167 atendimentos, 30 notificações de síndrome gripal e três encaminhamentos para unidades de saúde. Com a nova atualização, o município chega a 78 casos suspeitos.
Em Itaperuna — cidade que apresenta maior número de casos suspeitos na região — foram registrados mais três casos suspeitos, na noite de quinta-feira (26), chegando a 79 na cidade. São Fidélis também registrou mais um caso suspeito da doença e contabiliza nove casos. Já o município de Itaocara descartou o único caso suspeito e informou que monitora 33 munícipes. Em Campos, um caso da doença foi confirmado e 14 suspeitos são monitorados.
A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que 14 exames foram realizados e dois deles deram negativos para Covid-19. Todos os pacientes com suspeita da doença estão em isolamento domiciliar, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e sendo monitorados.
Em São Fidélis, a Prefeitura informou que dois pacientes que estavam em isolamento hospitalar passaram a fazer isolamento domiciliar por apresentarem pequenas melhoras. Com isso, no momento, dos nove casos suspeitos, um permanece em isolamento hospitalar e oito em isolamento domiciliar.
Em São Francisco de Itabapoana (SFI), o idoso de 83 anos que faleceu no último domingo (22), não era caso de Covid-19. O resultado do exame negativo do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), laboratório referenciado da secretaria estadual de Saúde, chegou na noite de quinta-feira (26) à secretaria de Saúde de SFI. Titular da pasta, o secretário Sebastião Campista informou que há mais três casos suspeitos em São Francisco, cujos resultados dos testes são aguardados do Lacen.
Em Santo Antônio de Pádua, uma adolescente de 13 anos está em estado gravíssimo e outras cinco pessoas estão com suspeita da doença. Durante uma coletiva da Coordenadoria de Combate ao COVID-19, transmitida através de uma rede social da Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, nesta quinta-feira (26), o médico Dr. Marco Antônio informou sobre os casos suspeitos no município. "Vamos tentar transferir uma menina de 13 anos, asmática, com o pulmão extremamente comprometido, que deu entrada na Casa de Saúde ontem, foi realizada uma tomografia, que teve o pior resultado possível e que seria típica de Covid-19", declarou.
Em São João da Barra, a Secretaria Municipal de Saúde registra sete casos suspeitos de coronavírus. Todas as amostras já foram enviadas ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro, e o município aguarda os resultados. Dos sete pacientes suspeitos, um está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na sala de isolamento da Santa Casa de Misericórdia, na sede do município. Trata-se de uma idosa que esteve no Rio de Janeiro há 15 dias. A princípio, o caso clínico é de pneumonia bacteriana, mas foi realizado o exame para confirmar o diagnóstico. Os outros seis pacientes seguem isolados em casa, acompanhados diariamente por equipes médicas.
Outras cidades da região que monitoram casos suspeitos são: Bom Jesus do Itabapoana (15); Cardoso Moreira (2); Miracema (6), Italva (2), Carapebus (2), Varre-Sai (1), Porciúncula (1) e Cambuci (1).
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS